Tem Que Ceder

Decepcionado, Federer já pensa em recuperação e diz que Nadal é um jogador mais completo

Suíço saiu na frente na semifinal do Australian Open, mas viu rival fechar o jogo e impedi-lo de alcançar recorde de Connors em Grand Slams


Roger Federer não perdia em quadra desde setembro do ano passado (única derrota havia acontecido por W.O na semifinal do ATP de Doha, quando nem entrou para jogar diante de Jo-Wilfried Tsonga por conta de dores nas costas) e buscava acabar com o jejum de títulos de Grand Slam. Nesta quinta-feira, nada melhor do que aproveitar-se dessa fase para triunfar diante do maior rival de sua carreira - o espanhol Rafael Nadal.

© Ben Solomon/Tennis Australia
Nadal venceu a 18ª partida contra Federer e passou à final do Australian Open; espanhol recebeu elogios do suíço
Mesmo com o mau retrospecto diante do adversário, Federer começou com tudo e após ter vencido a primeira parcial, e já ter largado na frente com quebra no segundo set, a tendência era que o suíço rumasse à decisão do Aberto da Austrália pela sexta vez (conquistou o título em quatro oportunidades).

No entanto, o bom nível apresentado no início do jogo passou a cruzar com a regularidade de sempre de Nadal, que entrou, definitivamente, na partida e pôs fim ao sonho de Federer em igualar o recorde de Jimmy Connors de vitórias em Grand Slams (233). Mas, o número 3 do mundo negou que enfrenta algum tipo de crise em duelos contra o algoz.

"Eu não perdia há cerca de cinco meses. Não é tão ruim assim. Não sinta pena de mim", disse o suíço, na sua coletiva de imprensa. A última derrota havia sido contra Novak Djokovic na semifinal do US Open, quando o dono de 16 Majors teve à sua disposição dois match-points. "Estou decepcionado, obviamente, mas o importante é reagir e continuar jogando bem. É importante reagir da mesma forma que fiz após o US Open", completou.

© Ben Solomon/Tennis Australia
"Eu acho que o Rafa sempre joga um pouco melhor contra mim do que contra os outros jogadores", disse Federer
O resultado de Melbourne coroou a 18ª derrota de Federer em 27 confrontos diante de Nadal, o que foi comentado pelo suíço na coletiva pós-jogo. Para ele, Rafa parece ter mais inspiração quando o enfrenta. "Eu acho que o Rafa sempre joga um pouco melhor contra mim do que contra os outros jogadores. Mas isso é bom para ele", destacou o tenista da Basileia.

"Eu tenho um backhand de uma mão e ele joga lá muitas vezes quando nos enfrentamos no saibro. Além disso, o retrospecto muito favorável contra mim aumenta sua confiança [de Nadal]. É preciso dizer que ele melhorou muito, jogando bem em todas as superfícies ao longo desses anos. Nós fizemos grandes jogos durante os anos. Eu adoro enfrentá-lo, o público participa bastante e nós nos respeitamos muito, o que é excelente também", disse Federer, que completou dois anos sem um troféu de Grand Slam - o último foi exatamente em Melbourne.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Um ano depois, quadra do Australian Open volta a sofrer com bolhas de ar por conta do forte calor

Tsonga minimiza polêmicas com insetos na quadra e raquetes destruídas

Incomodada com insetos, Serena pede para não jogar mais partidas à noite em Melbourne

Baghdatis tem ataque de fúria e destroi 4 raquetes na sequência durante revés na Austrália

Com "mão boba", Wawrinka se apoia em fiscal de linha após tropeçar em jogo contra Baghdatis

Davydenko ataca Federer, abala clima de paz aparente e cobra maior premiação da ATP

Australian Open aposta em transmissões gratuitas para combater a pirataria

ESPECIAL:Questão de vida ou morte -Como e por que as rivalidades influenciam o esporte, modificam para melhor o jogo e, sobretudo, nunca são esquecidas como Federer x Nadal (Confira!)

Da redação

Publicado em 26 de Janeiro de 2012 às 14:30


Notícias