Campeão

Confiante, Nadal crê em nova ascensão ao topo do tênis: "voltarei a ser como antes"

Espanhol prega cautela após vitória na estreia do ATP de Viña del Mar, querendo ficar o maior tempo possível em quadra para recuperar ritmo ideal


Após mais de sete meses fora de ação se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo, o espanhol Rafael Nadal voltou às quadras em alto estilo, com vitória tranquila diante do argentino Federico DelBonis pela segunda rodada do ATP 250 de Viña Del Mar (Chile). O número 5 do ranking, mesmo assim, contém a euforia e prega paciência em seu desempenho a curto prazo.

©Jim Rydell/VTR Open
Nadal crê que ainda é possível voltar a ficar no patamar dos melhores do tênis
"Preciso de tempo, preciso de dias, mas era importante jogar depois de muito tempo. O primeiro jogo era muito complicado e por isso estou muito contente. O importante agora é ganhar horas na quadra e vencer esse jogo me permite voltar a jogar na sexta-feira", declarou Nadal em entrevista coletiva pós-jogo.

Nas quartas de final, Nadal aguarda pelo vencedor do jogo entre os compatriotas Albert Montañes e Daniel Gimeno-Traver, que duelam nessa quinta-feira. Por mais que ainda sinta dores no joelho (afirmou em entrevista na última terça-feira), o heptacampeão de Roland Garros garante que possa retornar ao nível atual dos melhores - Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray -, destaques nos últimos Grand Slams.

"Quero voltar a ser como antes e, sinceramente, creio que seja possível. Se o joelho está bem, que razão tenho para não acreditar? Por oito anos fiquei como primeiro ou segundo do ranking. Atrevo-me a dizer que, em sete meses, acho que não me esqueci de como se joga tênis", revelou Rafa ao jornal francês L'Equipe

Nos últimos oito anos, Nadal liderou o ranking por 102 semanas, tendo assumido a liderança da ATP pela primeira vez em 18 de agosto de 2008 logo após a conquista inédita de Wimbledon sobre exatamente seu maior rival, Roger Federer. Além do mais, o ibérico foi o mais novo da Era Aberta a vencer os quatro Majors do tênis (aos 24 anos - em 2010).

Depois de Viña Del Mar, Nadal viaja para São Paulo, onde disputará o Brasil Open a partir do dia 11 no Ginásio do Ibirapuera. Logo depois, o espanhol desembarca no México para jogar o ATP 500 de Acapulco, no dia 24. Tudo isso faz parte dos planos do atleta de 26 anos em se preparar para Roland Garros, torneio onde tentará o oitavo caneco, em 2013.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Murray crê que Nadal estará vulnerável nos primeiros eventos de seu retorno ao circuito

Tio e Nadal encaram ATP do Chile como teste: "será nosso primeiro Roland Garros"

Preocupado com o joelho, Nadal nega pressão por ranking e prega paciência em seu retorno

+RafaelNadal segue "aposta" do São Paulo e manda raquete para o espaço

+Nadal confirma presença também em duplas e fará parceria com Nalbandian no Brasil Open

Apesar de ansiedade por volta às quadras, Nadal revela: "ainda sinto dores no joelho"

Jornal divulga passo a passo de Nadal no Chile com direito a visita ao presidente e homenagem

Nadal manda apoio às vítimas de tragédia no RS e faz crítica ao Brasil: "isso não deve se repetir"

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 7 de Fevereiro de 2013 às 06:55


Notícias