Mal-Estar

Cartaz promocional do Premier de Toronto causa polêmica com feministas no Canadá

Antigo slogan do evento canadense trouxe mensagens que degradariam a participação das atletas, priorizando imagem de ex-jogadores


Divulgação
Wozniacki venceu a edição de 2010 do Premier de Toronto
O tradicional torneio feminino da Rogers Cup, o Premier de Toronto, teve uma polêmica levantada no Canadá antes mesmo do começo das partidas. O cartaz que promovia o torneio foi trocado após críticas de um grupo feminista, que não gostou da forma como as mulheres ficaram expostas na publicação.

De acordo com as ativistas canadenses, o antigo slogan do evento trouxe dizeres que degradariam a participação das mulheres no torneio, em virtude de uma partida entre lendários ex-jogadores. O cartaz inicial continha os dizeres "Come for the ladies, stay for the legends" (Venha pelas garotas, fique pelas lendas), com fotos das principais atletas do ranking feminino da atualidade e com espaço destinado a alguns dos ex-atletas que farão partidas de exibição durante o torneio.

Divulgação
Antigo cartaz da Rogers Cup foi criticado por colocar mulheres em patamar inferior aos homens
De acordo com o grupo feminista, a frase coloca as mulheres em um patamar inferior ao dos homens, excluindo-as do posto de "lendas" do tênis, além de utilizar a palavra "ladies" de forma que pode ser considerada de sentido pejorativo - ainda mais por se tratar da edição feminina do torneio.

Após a polêmica, os promotores da competição canadense pediram desculpas, e alteraram a frase do cartaz para "Fazendo a história, revendo a história". E as fotos de Maria Sharapova, John McEnroe e Andre Agassi permaneceram no novo slogan criado para a competição.

O Premier de Toronto tem início marcado para o dia 6 de agosto. A edição masculina do tradicional torneio canadense começa um dia antes (5/8), e será disputado em Montreal - em anos pares, o torneio é sediado em Toronto. Os vencedores das edições 2010 do torneio foram a dinamarquesa Caroline Wozniacki (que venceu a russa Vera Zvonareva) e o escocês Andy Murray (que bateu o suíço Roger Federer).

Mais notícias sobre as musas do tênis...

+ Clijsters anuncia retorno para Toronto e fica de olho no tetra do US Open

Após "rumores" pelo TwitterWozniacki pode estar namorando golfista britânico

Serena mostra "barriga tanquinho" em praia de Miami e atrai as câmeras com biquíni curto

Wozniacki responde críticas de jornal dinamarquês e cogita "demitir" pai como treinador

Musa baixinha deixa vergonha de lado e posa nua em anúncio de raquetes

ESPECIAL:As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Julho de 2011 às 11:37


Notícias