Definido

Capitão mantém trio Bellucci-Melo-Soares e opta por Rogerinho para a repescagem da Copa Davis

Número 2 de simples do País vem de boa campanha no US Open e tem voto de confiança de João Zwetsch, que também contará com "espinha dorsal" das últimas séries


São Paulo (Brasil) - O Brasil confirmou, nessa segunda-feira, o time que irá enfrentar a Alemanha pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis entre 13 e 15 de setembro na cidade de Neu Ulm. O capitão João Zwetsch contará com Thomaz Bellucci, a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares e Rogério Dutra Silva, que carimbou seu lugar após a ótima trajetória no US Open ao passar o qualifying, avançar uma rodada e cair somente em Rafael Nadal.

Rogerinho impressionou pelo bom desempenho no US Open e jogará contra a Alemanha

Apesar da má fase de Thomaz Bellucci, já era dada como certa a presença de nosso número 1 em simples pelo fato de ele ser o tenista que mais se adapta ao piso mais rápido e coberto, condições que os brasileiros vão enfrentar na Europa. A dupla Melo e Soares é o grande destaque do nosso time e, nesse ano, bateu a forte parceria dos irmãos Bryan dentro dos EUA. O trio vem sendo a base da equipe brasileira desde 2010.

Por meio da assessoria da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o capitão brasileiro explicou pela escolha de Rogério em um piso onde não tem tanta experiência, ao contrário do saibro.

"Apesar de [o confronto] ser em quadra rápida, o Rogerinho vem se adaptando melhor a esse tipo de quadra, vem tendo alguns bons resultados como teve no ano passado no US Open e, neste ano, novamente fez uma boa campanha por lá. É um jogador com perfil muito adequado para a Copa Davis, é guerreiro e lutador", disse João Zwetsch.

Em fevereiro contra os EUA em situações parecidas com a que encontrará na Alemanha, o Brasil contou com o trio Bellucci, Melo e Soares e Thiago Alves como segundo simplista do grupo de Zwetsch. O capitão admitiu que esperou a campanha dos tenistas no US Open para tomar uma decisão definitiva pelo segundo nome no individual, algo que o País vem alternando bastante nos últimos anos.

Ponto forte do Brasil, Melo e Soares estão jogando juntos pela Copa Davis desde 2010

"Desta vez temos uma situação diferente, são adversários diferentes, que deixam jogar, não são como Querrey e Isner [dos EUA], que vão dar aces o jogo inteiro. O Rogerinho vai ter espaço muito legal para jogar como gosta. Minha questão era ver como estava em função da recuperação da lesão [no pé], mas ele já está recuperado, competindo muito bem no US Open agora e vamos com ele", explicou.

O Brasil contará também com dois tenistas reservas em sua equipe, os gaúchos Guilherme Clezar e Marcelo Demoliner, além da comissão técnica formada pelo auxiliar técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos e o médico Gilbert Bang.

A equipe brasileira embarca na noite do dia 7 de setembro, sábado, com destino a Munique, seguindo para Neu Ulm, na Alemanha. O País verde-amarelo tenta permanecer na elite do Grupo Mundial após perder o confronto diante dos EUA em fevereiro por 3 a 2, enquanto que a Alemanha foi derrotada pela Argentina por 5 a 0. 

Saiba mais quem o Brasil irá enfrentar a partir do dia 13!

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 2 de Setembro de 2013 às 17:13


Notícias Brasil Thomaz Bellucci Bruno Soares Rogerinho Marcelo Melo Copa Davis repescagem Alemanha