Moral

Capitão do Brasil adota postura otimista e crê em triunfo contra os EUA na Copa Davis

Time de Zwetsch terá que viajar a Jacksonville a fim de surpreender maiores vencedores do torneio: "estamos vivos nesse duelo", disse o técnico


Acompanhando a nova geração no Challenger de Porto Alegre, nessa semana, o capitão brasileiro da Copa Davis, João Zwetsch não se escondeu quando o assunto foi o confronto diante dos EUA pela 1ª rodada do Grupo Mundial de 2013. O País terá que viajar a Jacksonville, na Flórida, para encarar o maior vencedor da competição num piso rápido e coberto.

Luiz Pires/FOTOJUMP
João Zwetsch crê em vitória do Brasil na estreia da Copa Davis diante dos EUA
Mesmo assim, João acredita que um triunfo verde-amarelo fora de casa é mais do que possível. "É importante que tenhamos foco neste confronto, estudando os adversários, elaborando a melhor estratégia e acompanhando de perto o desempenho dos nossos jogadores. A principal função do capitão da Davis é reunir o melhor time possível, levando em conta todos os fatores, para chegar à vitória", disse.

Em 2012, o Brasil conquistou duas vitórias pela competição - uma pelo Zonal Americano diante da Colômbia e a outra pelos Playoffs contra a Rússia, ambas em São José do Rio Preto. O paulista Thomaz Bellucci, número 1 em simples, foi o destaque nos dois embates, enquanto que o segundo jogador foi diferente nas duas oportunidades - João Souza, o Feijão, atuou contra a Colômbia e Rogério Dutra Silva foi o escolhido na repescagem.

Para Zwetsch, o momento anterior ao confronto - será realizado entre 1 e 3 de fevereiro, logo após o Australian Open - será fundamental para definir o nosso número 2 de simples e o capitão também comentou da importância de levar outros tenistas para acompanhar a delegação.

"Nós temos a espinha dorsal da equipe, com o Bellucci, o Marcelo Melo e o Bruno Soares. Mas a renovação é super importante e, por isso, costumamos chamar outros atletas para treinar conosco, especialmente quando o confronto é no Brasil. No caso deste jogo com os Estados Unidos, provavelmente levaremos um grupo de seis tenistas, mas ainda vamos decidir qual será a melhor formação", declarou o gaúcho.

Antes do sorteio que definiu nosso primeiro rival na divisão de elite da Copa Davis em nove anos, Zwetsch admitiu que preferia um confronto em casa. Agora, em adversidade, o gaúcho comenta a vantagem dos EUA por atuarem em seus domínio, mas sem deixar de crer na zebra brasileira.

"Jogar em casa é muito melhor, pois a questão emocional conta muito na Davis. No entanto, já provamos em confrontos anteriores que nossa equipe é madura. Estamos muito vivos neste confronto e com muita confiança", encerrou.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite daCopa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da redação

Publicado em 23 de Outubro de 2012 às 09:43


Notícias