Que destino!

Capitão brasileiro minimiza azar e crê em vitória contra os EUA na Copa Davis: "podemos surpreendê-los"

Entre 1 e 3 de fevereiro, Thomaz Bellucci e Cia jogarão fora de casa na estreia do Grupo Mundial; anfitriões devem optar por piso rápido e coberto


O Brasil conheceu, na manhã desta quarta-feira, seu adversário na primeira rodada do Grupo Mundial da Copa Davis de 2013 e ficou definido que o time de Thomaz Bellucci e Cia enfrentará os Estados Unidos, fora de casa, entre 1 e 3 de fevereiro. A última vez que os dois países se encontraram aconteceu em 1997, quando fomos batidos por 4 a 1 em Ribeirão Preto.

Luiz Pires/Fotojump
João Zwetsch vê chances de vitória brasileira contra os EUA, fora de casa
Os americanos são os maiores campeões do torneio entre equipes, com 32 títulos, sendo o último em 2007. Além disso, contam com um jogador top 10 nas simples - John Isner - e a melhor dupla da atualidade - os irmãos Bob e Mike Bryan.

Nessa temporada, o time comandado por Jim Courier alcançou às semifinais ao perderem para a Espanha em Gijón, no último final de semana. Por sua vez, o Brasil voltou à elite do tênis mundial após nove anos com o triunfo por 5 a0 diante da Rússia em São José do Rio Preto.

O capitão João Zwetsch comentou sobre o desafio de estreia na competição. É certo que os anfitriões vão escolher uma quadra rápida - provavelmente coberta ou de grama - pela maior vulnerabilidade do time brasileiro nessa superfície. Porém, o técnico crê em uma possível zebra em fevereiro.

"É um confronto bastante duro, mas acredito que, se nos prepararmos bem novamente, podemos surpreendê-los", afirmou Zwetsch.


O Brasil jogou quatro vezes contra os Estados Unidos e venceu apenas uma, em 1966, quando contava com Thomaz Koch e José Edison Mandarino na equipe em Porto Alegre. As outras vitórias norte-americanas aconteceram em 1932 (em Forest Hills), 1957 (em Boston), além da de Ribeirão em 1997.

Caso o País consiga a vitória, enfrentará nas quartas de final o vencedor de Sérvia e Bélgica, que jogam em território belga. Se perder, o Brasil terá que disputar a repescagem em setembro para permanecer na primeira divisão do evento.



Os outros confrontos do Grupo Mundial na primeira rodada são os seguintes:

Canadá vs. Espanha
Itália vs. Croácia
Bélgica vs. Sérvia
Estados Unidos vs. Brasil
França vs. Israel
Argentina vs. Alemanha
Cazaquistão vs. Áustria
Suíça vs. República Tcheca

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Brasil não leva sorte e enfrenta EUA, fora de casa, no retorno à elite da Copa Davis

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite da Copa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2012 às 08:54


Notícias