Tenistas do futuro

Campeonato internacional reunirá jovens de 45 países em Porto Alegre

Cerca de mil tenistas devem marcar presença nos qualifyings e chaves principais do torneio


A 33ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre contará com tenistas de 45 nacionalidades. Além dos brasileiros, jovens entre oito e 18 anos de países como Argentina, Espanha, França, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia devem viajar à capital gaúcha até a próxima semana, já que o torneio será disputado entre os próximos dias 12 e 20 de março.

Os jogos da categoria dos 18 anos, que contam pontos para o ranking mundial da ITF, serão disputados na Associação Leopoldina Juvenil. As partidas dos 16 anos e dos 14 anos, que valem pontos no Circuito Sul-americano de Tênis (Cosat), e dos 12 anos, que contam para o ranking brasileiro, ocorrem na Sogipa. Já os mais novos entrarão em quadra nos mesmos locais dos veteranos, mas somente nos dias 18, 19 e 20 de março.

A norte-americana Usue Maitane Arconada ocupa atualmente a oitava posição do ranking ITF

Na chave masculina (18 anos), cinco atletas estão classificados entre o top 20 mundial júnior, são eles: o sérvio Miomir Kecmanovic, o americano Ulises Blanch, o japonês Yosuke Watanuki, o argentino Manuel Pena Lopez e o austríaco Jurij Rodionov. Entre os brasileiros, os destaques são os paulistas Gabriel Decamps, Lucas Koelle e Felipe Meligeni Alves.

Já na chave feminina, as atenções estarão voltadas para as norte-americanas Usue Maitane Arconada, atual campeã do torneio, e Kayla Day. As duas possuem bom volume de jogo e figuram entre as dez mais bem colocadas do mundo. O Brasil, por sua vez, tem como um de seus principais nome o da Thaisa Pedretti.

Na edição passada, o título dos 18 anos masculino ficou com o gaúcho Orlando Luz, que na final derrotou o norte-americano William Blumberg em sets seguidos com parciais de 6/3 e 6/4. Na decisão feminina, Usue Arconada consagrou-se campeã ao derrotar a argentina Julieta Lara Estable por 6/2 e 6/4.

O Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre está entre os nove torneios mais importantes do calendário da categoria, figurando ao lado dos quatro Grand Slams. Muitos dos tenistas que se destacaram no circuito mundial profissional já deixaram sua marca no evento, como é o caso de: Juan Martin Del Potro, Jo-Wilfried Tsonga, Ana Ivanovic e Eugenie Bouchard, além do ídolo brasileiro Gustavo Kuerten.

Da redação

Publicado em 1 de Março de 2016 às 15:53


Notícias