El Mosquito

Campeão em 2001, Juan Carlos Ferrero receberá homenagem do ATP 500 de Barcelona

Ex-tenista foi número 1 do mundo e campeão de Roland Garros em 2003 e, atualmente, dirige sua academia em Villena e orientou Almagro no Brasil Open


Ron C Angle (TPL)
Juan Carlos Ferrero será homenageado durante o ATP 500 de Barcelona em 2013
A próxima edição do ATP 500 de Barcelona, o tradicional Troféu Conde de Godó, vai homenagear o espanhol Juan Carlos Ferrero, ex-número 1 do mundo e campeão de Roland Garros em 2003. "El Mosquito", como era apelidado, se retirou do circuito profissional no final do ano passado e havia vencido o torneio em 2001.

O espanhol, natural de Onteniente, sempre foi um dos jogadores mais queridos em Barcelona e conquistou a taça há 12 anos em uma decisão contra o compatriota Carlos Moyá.

"Sempre foi um torneio especial para mim. Quando era pequeno, como todos, era o que tinha mais vontade de todos. Assisti ao torneio muitas vezes, logo tive a chance de jogá-lo e, acima de tudo, de vencê-lo", disse Ferrero em um comunicado da organização.

Na atualidade, Ferrero, de 33 anos, é o diretor de sua academia de tênis em Villena (Alicante), a Equelite Sport Academy, assim como do torneio ATP 500 de Valência. Além disso, vem colaborando na comissão técnica de Nicolás Almagro, a quem acompanhou durante a gira latinoamericana no saibro, inclusive no Brasil Open, em São Paulo.

Na única vitória em Barcelona, Ferrero teve que superar nas rodadas prévias em Barcelona dos compatriotas Albert Costa e Félix Mantilla, antigos campeões do evento, e, finalmente, bater Moyá em um jogo de cinco sets.

Gaspar Nóbrega/Inovafoto
No Brasil Open, Ferrero (à dir.) orientou Almagro em sua nova função após se retirar do circuito
Semanas depois do título na Catalunha, o espanhol, ainda jovem, chegou à semifinal de Roland Garros pelo segundo ano seguido e anotou nova derrota para o brasileiro Gustavo "Guga" Kuerten.

A edição de 2013 do ATP 500 de Barcelona será realizada entre 22 e 28 de abril, antes da disputa dos últimos Masters 1000 no saibro, o de Madri e Roma, todos preparatórios para o Grand Slam da superfície, Roland Garros, que começa no final de maio.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

+Djokovic admite ter visto jogos de Nadal no Brasil e avisa que pode vencê-lo em Roland Garros

+Djokovic faz parada "importante" antes de ir para Dubai e assiste a Milan e Barça na Champions League

+Djokovic dispara contra quadra na Bélgica para a Copa Davis: "a pior em que já joguei"

+República Tcheca vai com Berdych e Stepanek contra Suíça sem Federer na estreia da Copa Davis

+ITF nomeia Djokovic e Serena como os melhores jogadores de 2012

Ferrer acusa dores nas costas, desiste de turnê de Federer em SP e será substituído por Tommy Haas

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 7 de Março de 2013 às 13:22


Notícias