Beach tennis
Entenda qual é o momento ideal para colocar uma bola segura ou tentar uma jogada mais ousada
Com o arsenal de golpes, efeitos, direções e estratégias de jogo, o beach tenista tem à sua escolha inúmeras maneiras de disputar um ponto. Escolher a direção, força e altura de uma rebatida é uma tarefa bastante difícil, principalmente quando essas escolhas são feitas durante a disputa e calor de um ponto.
Assim como os golpes mais tradicionais, como o voleio e o saque, que deveriam já estar bem definidos tecnicamente na cabeça de um jogador, estratégias levando em consideração o placar da partida, também devem ser bem entendidas para as chances de vitória serem maiores.
Em situações em que a contagem do game está igual ou com a diferença de apenas um ponto, jogadas com menor risco devem ser usadas. Nesse momento, é ideal golpear bolas com uma margem segura de altura da rede e distância das linhas. Levando em consideração que a quadra tem, em seu comprimento, 1,9 metro a mais na diagonal, escolher rebatidas cruzadas tende a ser uma boa estratégia.
Ou seja, em momentos em que temos contagens como 0/0, 15/0, 0/15, 15/15, 15/30, 30/15, 30/30, 40/30, 30/40 ou No-Ad (40/40), é hora de construir o ponto com bolas mais distantes da linha e com uma trajetória menos próxima da rede. Para a dupla sacadora, a direção do saque deve ser de acordo com a confiança do sacador, apesar de saques centrais e diagonais serem mais seguros. Se o sacador estiver confiante para diversas opções de direção, usar o saque para fazer o adversário de menor nível de jogo começar o ponto é sempre uma boa estratégia para momentos de contagens próximas.
Nas contagens com uma margem de dois ou mais pontos de vantagem, é hora de “crescer de acordo com a contagem” e tentar uma jogada mais ousada. Placares como 30/0, 40/15 ou 40/0 (ou invertidos, quando se está devolvendo o saque) permitem tentar um ace ou uma devolução mais arriscada. Se não for a característica da dupla ser mais agressiva com o saque ou devolução, jogar de forma mais ofensiva o restante do ponto deve ser um objetivo.
Analisando esses dois momentos opostos, em que em um deles a dupla está jogando de uma maneira mais segura e, no outro, de forma mais agressiva e solta, fica em evidência a real importância dos primeiros pontos do game. São eles que irão colocar sua dupla em um momento de cautela ou de pequena tranquilidade. Portanto, jamais comece um ponto sem saber a contagem, valorize bastante os primeiros pontos de cada game e faça o possível para ganhá-los. Afinal, jogar na frente no placar é sempre muito mais fácil e prazeroso. Assim como automatizar a mecânica dos golpes, enxergar e entender de forma clara as estratégias de jogo em diferentes momentos da partida, e executá-las, devem fazer parte do seu treinamento diário. Só assim você estará preparado.
Publicado em 8 de Maio de 2017 às 15:36