ATP Challenger Finals

Após salvar dois match points Cervantes é campeão invicto

Em releitura da estreia, o espanhol e seu compatriota Daniel Muñoz fizeram jogo emocionante na final


O ATP Challenger Finals reúne os melhores tenistas do circuito na temporada e chegou ao fim nesse domingo. O torneio teve duração de apenas três dias, seguindo o molde do famoso ATP World Tour Finals. Na decisão, a cidade de São Paulo voltou a assistir a um belo duelo espanhol no qual Inigo Cervantes saiu vencedor e campeão.

A decisão parecia, realmente, encerrar um ciclo. O espanhol enfrentou na final seu compatriota Daniel Muñoz-De La Nava; seu adversário também no jogo de estreia da competição. Em ambos, Cervantes venceu. Na primeira oportunidade, fez 2 a 1 com parciais de 4/6, 7/6 (7-3) e 7/5. Na segunda, também decidida em três sets, parciais de 6/2, 3/6 e 7/6 (7-4).

 

Embora o primeiro set tivesse passado a impressão de que o jogo seria tranquilo para Cervantes, a final foi bem disputada. A partir do segundo, Muñoz cresceu na partida e conseguiu levar a decisão para o terceiro set. Nele, teve duas chances de fechar a partida e se sagrar campeão. Não aproveitou. Cervantes conseguiu reverter a situação e vencer a final de forma inacreditável.

 

Para chegar ao título, o espanhol precisou ganhar cinco jogos, três deles contra tenistas – até então - mais bem colocados no ranking mundial. Ainda na fase de grupos, derrotou o italiano Paolo Lorenzi (cabeça do Grupo A) por 2 sets a 0. No terceiro jogo, venceu o uzbeque Farrukh Dustov por duplo 6/3. E, nas semifinais, foi a vez do brasileiro Guilherme Clezar cair diante do espanhol por parciais de 6/3 e 7/6 (11-9).

Único campeão invicto da história do ATP Challenger Finals, Inigo Cervantes levou o troféu e US$ 91.200 para casa. Além disso, conquistou 125 pontos e subiu 26 posições no ranking ATP. O espanhol fechará o ano na 72ª posição, três à frente de seu principal adversário no torneio. Nesta temporada, ele levou ainda os títulos de Ostrava (CHE), Vicenza (ITA) e Marburg (ALE). 

Da redação

Publicado em 30 de Novembro de 2015 às 14:46


Notícias ATP Challenger Finals Inigo Cervantes Daniel Muñoz-De La Nava