Saída

Após penta na Davis, Albert Costa deixa comando da Espanha. Corretja favorito para assumir time

Ex-tenista liderou país desde 2009, conseguiu dois títulos em seu período como capitão e continuará trabalhando com tênis na Federação Espanhola


Divulgação/Copa Davis Website
Time espanhol comemora título contra a Argentina, o segundo com Costa à frente do país
Depois de levar a Espanha ao pentacampeonato da Copa Davis (já havia conquistado o título à frente do time em 2009), Albert Costa anunciou nesta quinta-feira a sua renúncia do cargo de capitão do time de Rafael Nadal e Cia. No entanto, o campeão de Roland Garros na temporada de 2002 continuará trabalhando com a Federação local (RFET) como responsável e coordenador geral das seleções do país para a DavisFed Cup e também aos Jogos Olímpicos de Londres.

Assim que terminou a decisão contra a Argentina, Costa já havia confirmado que tomaria uma atitude em uma semana. Na última terça-feira, reuniu-se com o presidente da RFET, José Luis Escañuela, e finalmente deixou o cargo vago nesta quinta.

Divulgação/Copa Davis Website
Albert Costa ajudou Espanha a chegar ao pentacampeonato da Copa Davis em 2011
"Albert Costa deixa a direção da equipe espanhola da Copa Davis para encabeçar um organograma que coordenará as chefias das equipes espanholas da Copa Davis, Fed Cup e Olimpíadas de 2012, assim como o assessoramento de outros aspectos diretamente relacionados com o tênis profissional espanhol", informou a Federação local.

O presidente classificou como uma "grande satisfação" a continuidade de Costa com o tênis do país ibérico. "É uma grande notícia para o tênis espanhol saber que Albert Costa, depois de três anos de um rendimento excepcional na Copa Davis, está desde agora coordenando e trabalhando as estratégias de nossas seleções nacionais, tanto a masculina como a feminina, ambas referências no esporte espanhol", explicou.

Ron C Angle (TPL)
Com a saída de Costa, Alex Corretja aparece como favorito à vaga de capitão
Por sua vez, Costa se mostrou muito lisonjeado por toda a confiança depositada pela entidade local. "Depois de três anos fantásticos à frente da equipe da Copa Davis, avisto a esse novo objetivo com esperanças e responsabilidade, sabendo que para atender nossos desafios do futuro, temos um potencial tenístico enorme, tanto pela qualidade de nossos esportistas como pela de nossos técnicos", apontou.

Ex-capitão a partir de agora do time na competição entre equipes, Costa assumiu o comando em 2009, substituindo Emilio Sanchez Vicário, que havia guiado a "Armada" ao título do torneio no ano anterior exatamente diante da Argentina, em Mar Del Plata.

Agora, os mais cotados para assumir a função eram Carlos Moyá, ex-número 1 do mundo e campeão de Roland Garros em 1998, e Alex Corretja, vice do Aberto da França em duas ocasiões. Porém, o primeiro garantiu via Twitter que não pretende brigar pela vaga. A Espanha estreia na competição na próxima temporada diante do Cazaquistão em casa. A sede será determinada ainda nesta quinta, segundo o presidente da RFET.

Confira as últimas notícias sobre a final da Copa Davis...

03. dez -Após vitória épica, Ferrer reconhece: ''Foi uma das melhores partidas da minha vida''

02.dez - Som de Michel Teló embala Espanha para final da Copa Davis, diz jornal

02 dez. -Goteiras no Estádio em Sevilha quase prejudicam início da final da Copa Davis

01 dez. -DelPotro mantém otimismo para final da Copa Davis: ''Sabemos que podemos fazer história''

01 dez. -Novato na Copa DavisMónaco classifica jogo contra amigo Nadal como ''o mais importante de sua carreira''

01 dez. -Nadal relembra vitória contra Roddick em 2004 e aposta no mesmo resultado este ano na Copa Davis

01 dez. -Argentina defende bom senso e reclama de antidoping às 6h antes da final da Copa Davis

ESPECIAL:Quase! - Depois de dois anos de derrotas frustrantes, revés contra a Rússia no Play-off da Copa Davis deixou um gosto amargo, sim, porém uma sensação de que estamos quase lá (Confira!)

Da redação

Publicado em 15 de Dezembro de 2011 às 06:38


Notícias