Em Alta

Após hegemonia de Steffi Graf, tênis feminino alemão volta a ter quatro top 20 no ranking

País não tinha tantas atletas na faixa desde 1988, quando esposa de Agassi liderava a lista; agora, Petkovic, Lisicki, Goerges e Kerber marcam presença


Ron C Angle (TPL)
Geração de Graf colocou o tênis da Alemanha em destaque na WTA
Houve muita conversa nos últimos dois anos sobre a ascensão do tênis alemão e, nesta semana, o assunto voltou com mais força. Não apenas uma representante da nação germânica quebrou a barreira do top 20, mas quatro aparecerem no seleto grupo da WTA pela primeira vez desde o longínquo 17 de julho de 1988.

Há quase 24 anos, Steffi Grafreinava no tênis feminino, enquanto as compatriotas Claudia Kohde-Kilsch (10ª), Sylvia Hanika (15ª) e Bettina Bunge (19ª) seguiam os passos e colocavam a Alemanha em um dos centros do esporte.

Na última segunda-feira, o ranking da entidade apontou Andrea Petkovic como a 10ª melhor tenista da atualidade, seguida de Sabine Lisicki, 15ª e semifinalista de Wimbledon no ano passado, Julia Goerges, em 19º lugar, e finalmente Angelique Kerber, semifinalista do US Open de 2011, que furou a barreira pela 1ª vez na carreira.

Ron C Angle (TPL)
Angelique Kerber é uma das quatro alemãs dentro do top 20
Praticamente as quatro jogadoras têm a mesma faixa de idade, que beira de 22 a 24 anos. Kerber, por sua vez, foi o grande destaque nos últimos meses após furar o top 100 em agosto da última temporada após fazer semifinal no WTA de Dallas e entrar dentro do grupo das 40 melhores após sua campanha em Flushing Meadows.

Em 2012, ela já provou que tem potencial para chegar mais longe e mostrou isso ao vencer o Premier de Paris. "Me sinto muito bem por isso [entrar no top 20]", disse a atleta. "Eu sei agora que posso competir com as melhores jogadoras e acreditar em mim mesma muito mais do que antes. Acredito que essa é a grande diferença para mim e meu jogo a partir de agora", completou.

Dessa forma, a Alemanha tem tudo para se tornar um time muito forte na Fed Cup, competição equivalente à Copa Davis no circuito feminino. Em 2012, a equipe foi derrotada logo na primeira rodada do Grupo Mundial para a República Tcheca, atual campeã, por 4 a 1 e terá que disputar os Playoffs em abril para permanecer na elite do torneio.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Com lesão no tornozelo, Azarenka aumenta lista de desfalques em Dubai

Imbatível em 2012, Azarenka mantém humildade e rechaça ser comparada com Djokovic

Mesmo lesionada, Serena viaja ao México e promove tênis na água com Dulko

Kvitova anuncia parceria com Stepanek para as mistas nas Olimpíadas de Londres

Promessa do tênis argentino, Paula Ormaechea celebra grande fase e vitória contra Dokic em Bogotá

Estrelas da WTA desejam feliz dia dos namorados aos fãs

Sorteio define playoffs da Fed Cup

Tenista a ser batida, Azarenka já mostra motivação para alcançar o Golden Slam em 2012

Mesmo com muitos pontos a defender, Wozniacki não pensa em contratar novo treinador

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012   (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Fevereiro de 2012 às 08:27


Notícias