Experiência boa, sô!

André Sá vibra com "distância" dos Challengers e espera por boa temporada ao lado de parceiro fixo

Logo no segundo torneio ao lado do eslovaco Michal Mertinak, mineiro foi vice do Brasil Open e sonha com sequência nos ATPs e vaga na Copa Davis


Experiente com seus 34 anos, o mineiro André Sá já provou quase todos os sentimentos de um tenista no circuito profissional. Nos primeiros anos da carreira, priorizou a carreira de simples, em que chegou a ser número 55 do ranking após chegar às quartas de final de Wimbledonem 2002, considerado o seu torneio predileto.

Divulgação/Gaspar Nóbrega/Inovafoto
Sá e Mertinak disputaram apenas dois torneios em 2012, mas chegaram ao vice no Brasil Open
No individual, ainda, teve a oportunidade de jogar os outros demais Grand Slams e defendeu o Brasil na Copa Davis como segundo simplista, atrás apenas de Gustavo Kuerten. Porém, após não conseguir melhores resultados, André soube usar muito bem sua habilidade nas quadras mais rápidas com seu estilo agressivo de buscar à rede e focou apenas nas competições de duplas.

Com Marcelo Melo, fez história, esteve perto de se classificar ao ATP Finals e entrou para a história ao disputar uma das partidas mais longas da história do esporte, na mesma quadra de grama do All England Club, em Londres, em 2007. Há três anos, o tenista de Belo Horizonte alcançou o 17º lugar no ranking individual de duplas, a maior classificação de sua carreira.

No entanto, Sá teve que sair um pouco do "glamour" dos grandes eventos do calendário e voltou aos modestos Challengers, depois de romper com Melo. Em 2010, ao lado de Franco Ferreiro, o mineiro conseguiu uma bela sequência de títulos (5) nos torneios de porte médio e conseguiu ranking suficiente para entrar nas melhores competições novamente.

No entanto, 2011 não foi tão bom quanto se imaginava e Sá ficou novamente sem companheiro fixo. Agora, o mineiro vibra com a escolha do eslovaco Michal Mertinak, com quem já conseguiu um bom resultado logo no 2º torneio juntos, exatamente no Brasil Open.

"Foi um começo perfeito e já no segundo torneio disputamos uma final", disse o vice-campeão no Ibirapuera, que estreou a parceria no Australian Open. "Acho que estamos bem e temos agora mais duas semanas importantes pela frente", acrescentou Sá, que joga com Mertinak em Buenos Aires nesta semana.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Com 34 anos, Sá sonha em voltar ao time brasileiro da Copa Davis
O vice-campeonato em São Paulo aproximou bastante os dois da meta estipulada para esse começo de parceria. Para a sequência de dois torneios, que inclui Buenos Aires e o ATP de Delray Beach, Sá e Mertinak planejavam conquistar ao menos 250 pontos, sendo que só aqui já conseguiram mais da metade.

A boa fase vivida por Sá o deixa confiante para uma possível convocação para a Copa Davis, em abril. Contudo, ele sabe que a escolha fica a cargo do capitão João Zwetsch e não pretende se escalar, nem quer definir o melhor parceiro - Melo eBruno Soares, número 1 do país em duplas, são os mais cotados.

Sobre o retorno aos grandes torneios, depois de passar um tempo intercalando com os Challengers, Sá foi bem direto. "Espero nunca mais ter que jogar um Challenger", espera André. Ao lado de Mertinak, o brasileiro largou com pé direito na Argentina com vitória sobre a parceria formada pelos italianos Simone Bolelli e Filippo Volandri por 6/3 e 6/4. Dupla cabeça de chave número 2, os dois enfrentam nas quartas de final os franceses Jeremy Chardy e Gilles Simon.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ A pedidos da irmã, Safin cria conta no Twitter e já faz sucesso com os seguidores

Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis

Almagro Ferrero lideram Espanha contra o Cazaquistão na estreia da Copa Davis

Roddick se diz frustrado com lesões, para por até três semanas e está fora da estreia naCopa Davis

Um ano depois, quadra do Australian Open volta a sofrer com bolhas de ar por conta do forte calor

Incomodada com insetos, Serena pede para não jogar mais partidas à noite em Melbourne

Baghdatis tem ataque de fúria e destroi 4 raquetes na sequência durante revés na Austrália

 

ESPECIAL:Pedra, papel e tesoura? - Como os parceiros devem se comunicar na dupla e o que são aqueles enigmáticos sinais de mão?  (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Fevereiro de 2012 às 20:55


Notícias