Paulistano passou fase prévia do Major da Oceania em 2010 e joga ao lado de Clezar, Demoliner e Fabiano de Paula para se juntar a Bellucci na chave principal
Da redação em 8 de Janeiro de 2013 às 07:56
Começa na noite desta terça-feira (dia de quarta-feira no horário de Melbourne) a fase qualificatória do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Já com Thomaz Bellucci garantido na chave principal, o Brasil busca obter mais vagas com a participação de quatro atletas - os gaúchos Guilherme Clezar e Marcelo Demoliner, o carioca Fabiano de Paula e o paulistano Ricardo Hocevar.
Hocevar já disputou a chave do Australian Open em 2010 |
Natural da favela da Rocinha e que recentemente ganhou apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para arcar com suas despesas e viagens, o carioca Fabiano de Paula, 249º da ATP, disputa pela primeira vez um torneio Grand Slam.
Em seu primeiro desafio, o tenista de 23 anos duela contra o francês Kenny De Schepper, 118º do ranking e sexto cabeça de chave no quali. A partida será a primeira programada para a quadra 10, que começará às 21h desta terça-feira (no horário de Brasília).
Outro que faz sua estreia em um Grand Slam é Marcelo Demoliner, 252º do mundo. O gaúcho encara o norte-americano Tim Smyczek, 126º e cabeça de chave número 11. O jogo será o terceiro da quadra 8 e começará por volta da 0h (horário de Brasília).
E, por fim, Ricardo Hocevar tenta novamente o feito de vencer os três jogos para avançar à chave em Melbourne Park. O tenista, que surpreendeu em 2010 quando furou o quali e enfrentou na primeira rodada o australiano Lleyton Hewitt na Rod Laver Arena, estreia diante do local Matt Reid, 311º da ATP.
A partida será a última da quadra 3, a principal nessa fase prévia e deve se iniciar por volta das 3h (horário de Brasília). Uma das atrações do Australian Open é a disponibilidade de câmeras para o torneio classificatório nesse estádio, então, o torcedor brasileiro poderá acompanhar a estreia de Hocevar através do link - https://www.youtube.com/embed/F1eRjD8FHEo.
Um dos jogos televisionados [o anterior à partida de Hocevar] será o do americano James Blake, ex-top 10 e que estreia no quali diante do romeno Marius Copil. Os principais cabrças de chave da fase prévia são o austríaco Andreas Haider-Maurer, 110º do mundo, e o lituano Ricardas Berankis, 111º.
A chave no feminino será sorteada apenas na tarde desta terça-feira (horário de Brasília) e terá a presença da pernambucana Teliana Pereira, que já está na Austrália há mais de 10 dias ao disputar os qualifyings dos WTAs de Brisbane e Hobart. Em ambos, a número 1 do Brasil caiu logo na estreia.
Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...
+ "Nem sonhava com um final de ano como esse", declara mineiro Bruno Soares
+ Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite daCopa Davis
+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"
+ Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis
+ Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA
+ Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open
+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas
+ Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada
+ Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open
ESPECIAL: Australian Open - Apesar de ser um Grand Slam, o Australian Open, pela sua distância e fuso horário, sempre ficou um pouco em segundo plano. Mas, em 2010, a Revista TÊNIS esteve lá pela primeira vez e conta como é o tênis na terra dos cangurus, ou coalas, se preferir (Confira!)