"Veterano" Ricardo Hocevar lidera brasileiros no quali do Aberto da Austrália na madrugada desta 4ª

Paulistano passou fase prévia do Major da Oceania em 2010 e joga ao lado de Clezar, Demoliner e Fabiano de Paula para se juntar a Bellucci na chave principal

Da redação em 8 de Janeiro de 2013 às 07:56

Começa na noite desta terça-feira (dia de quarta-feira no horário de Melbourne) a fase qualificatória do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada. Já com Thomaz Bellucci garantido na chave principal, o Brasil busca obter mais vagas com a participação de quatro atletas - os gaúchos Guilherme Clezar e Marcelo Demoliner, o carioca Fabiano de Paula e o paulistano Ricardo Hocevar.

Hocevar já disputou a chave do Australian Open em 2010
Principal integrante da legião brasileira que cruzou o mundo, Clezar, atual 221º do ranking, estreia diante do sérvio Dusan Lajovic, 165º do mundo, no último confronto da quadra 14, que deve começar por volta das 3h (horário de Brasília).

Natural da favela da Rocinha e que recentemente ganhou apoio da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para arcar com suas despesas e viagens, o carioca Fabiano de Paula, 249º da ATP, disputa pela primeira vez um torneio Grand Slam.

Em seu primeiro desafio, o tenista de 23 anos duela contra o francês Kenny De Schepper, 118º do ranking e sexto cabeça de chave no quali. A partida será a primeira programada para a quadra 10, que começará às 21h desta terça-feira (no horário de Brasília).

Outro que faz sua estreia em um Grand Slam é Marcelo Demoliner, 252º do mundo. O gaúcho encara o norte-americano Tim Smyczek, 126º e cabeça de chave número 11. O jogo será o terceiro da quadra 8 e começará por volta da 0h (horário de Brasília).

E, por fim, Ricardo Hocevar tenta novamente o feito de vencer os três jogos para avançar à chave em Melbourne Park. O tenista, que surpreendeu em 2010 quando furou o quali e enfrentou na primeira rodada o australiano Lleyton Hewitt na Rod Laver Arena, estreia diante do local Matt Reid, 311º da ATP.

A partida será a última da quadra 3, a principal nessa fase prévia e deve se iniciar por volta das 3h (horário de Brasília). Uma das atrações do Australian Open é a disponibilidade de câmeras para o torneio classificatório nesse estádio, então, o torcedor brasileiro poderá acompanhar a estreia de Hocevar através do link - https://www.youtube.com/embed/F1eRjD8FHEo.

Um dos jogos televisionados [o anterior à partida de Hocevar] será o do americano James Blake, ex-top 10 e que estreia no quali diante do romeno Marius Copil. Os principais cabrças de chave da fase prévia são o austríaco Andreas Haider-Maurer, 110º do mundo, e o lituano Ricardas Berankis, 111º.

A chave no feminino será sorteada apenas na tarde desta terça-feira (horário de Brasília) e terá a presença da pernambucana Teliana Pereira, que já está na Austrália há mais de 10 dias ao disputar os qualifyings dos WTAs de Brisbane e Hobart. Em ambos, a número 1 do Brasil caiu logo na estreia.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

"Nem sonhava com um final de ano como esse", declara mineiro Bruno Soares

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite daCopa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL: Australian Open - Apesar de ser um Grand Slam, o Australian Open, pela sua distância e fuso horário, sempre ficou um pouco em segundo plano. Mas, em 2010, a Revista TÊNIS esteve lá pela primeira vez e conta como é o tênis na terra dos cangurus, ou coalas, se preferir  (Confira!)

Notícias

Mais Notícias