Experiência prevalece para Serena e Schiavone. Entre os homens, nenhuma surpresa ao final da primeira semana.

Rodada de Domingo tem Nadal, Del Potro, Murray e Stosur. Além do imprevisível confronto entre Zvonareva e Lisicki

Da redação em 3 de Setembro de 2011 às 21:01

A primeira semana do US Open termina sem grandes surpresas entre os homens - Novak Djokovic sobrando em quadra e sendo acompanhando de perto pelos rivais Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray. No último sábado, tivemos Federer encontrando seu primeiro obstáculo no torneio, porém teve a categoria necessária para superar o sólido jogo de Marin Cilic em quatro sets.

Federer teve problemas no início de jogo, mas confirmou seu favoritsmo.
  Por sua vez, Djokovic continua soberano nas quadras rápidas de Flushing Meadows sem perder nenhum set em sua campanha. O freguês do momento acabou sendo o perigoso Nikolay Davydenko, ex-top3 e que tinha chegado às semifinais do torneio em 2008. Bem que o russo tentou incomodar com seu ritmo intenso do fundo da quadra, porém Nole mostrou porque está atualmente um nível acima dos demais e levou a melhor em sets diretos após pouco mais de duas horas de jogo. Deu tempo até para o atleta de Belgrado dar uma de "Petkorazzi" e animou os fãs do Arthur Ashe Stadium com uma dancinha inusitada(Confira aqui o vídeo!).  
Sobrando em quadra, Djokovic entreteu o público com sua irreverência.

O sábado em Nova York também teve espaço para a esperança local, Mardy Fish, número 1 dos EUA e que faz um torneio impecável até aqui. Sem perder sets, o experiente jogador de 29 anos fez mais uma vítima em sua casa, dessa vez o gigante sul-africano Kevin Anderson. Outros destaques que garantiram lugar nas oitavas foram Juan Carlos Ferrero, Jo-Wilfried Tsonga, Juan Monaco, Alexandr Dolgopolov e, finalmente, o sérvio Janko Tipsarevic, que tirou o tcheco Tomas Berdych do torneio.    
Dolgopolov venceu Karlovic e desafia o número 1 do mundo na próxima fase.

No aguardado confronto entre Serena Williams e Victoria Azarenka, começou com larga supremacia da norte-americana, que venceu os cinco primeiros games, dando impressão de que arrasaria a número 5 do mundo. O segundo set foi, enfim, o jogo que todos esperavam ver. Com Azarenka atacando de maneira mais incisiva e arriscando-se na rede, a bielorrussa conseguiu equilibrar a partida.

Experiência de Serena Williams prevaleceu no tiebreak do 2º set, que definiu o confronto diante de Azarenka

Além da notável melhora em seu jogo, Azarenka usou de todos os artifícios que pôde para tentar tirar o foco de Serena, incluindo uma pausa para trocar de raquete, com um match point contra. Tática que, naquele momento, acabou funcionando. Mas no fim, prevaleceu a experiência de Serena, que fechou o jogo no 5º match point e enfrenta Ana Ivanovic na próxima rodada. A sérvia, ex-número 1 do mundo eliminou a adolescente americana Sloane Stephens.

Depois de salvar um match point, Schiavone conseguiu reverter o placar adverso e avançar às oitavas

Outra veterana a avançar foi Francesca Schiavone, que protagonizou uma incrível virada diante de Chanelle Scheepers. Depois de perder o primeiro set, Schiavone precisou salvar um match point  buscar uma quebra de serviço, quando sua adversária sacava para o jogo e vencer a parcial no tiebreak. No terceiro set, a italiana conseguiu confirmar seu favoritismo para avançar às oitavas. Sua adversária será a russa Anastasia Pavlyuchenkova, algoz de Jelena Jankovic. 

Wozniacki anotou outra vitória tranquila e encara Kuznetsova, em reedição de 2009

Também no sábado, Caroline Wozniacki e Svetlana Kuznetsova venceram e garantiram a reedição das oitavas de final da edição 2009 do torneio. Quem também carimbou vaga para próxima rodada foi Andrea Petkovic, com direito a pneu sobre a italiana Roberta Vinci.

A rodada deste domingo tem como destaques os confrontos entre Nadal e Nalbandián, pela chave masculina, Zvonareva e Lisicki entre as mulheres. Murray, Del Potro e Stosur também entram em quadra hoje.

Programação completa deste domingo

O JOGO DO DIA - CHAVE MASCULINA

Rafael Nadal x David Nalbandian

 

Arthur Ashe Stadium - 1º jogo do dia

A cada dia que passa, fica mais parelha a disputa pelo melhor confronto nas quadras do US Open. É só ver a programação - Murray contra o "queridinho" da mamãe Judy, o espanhol Feliciano Lopez; Del Potro pondo sua invencibilidade à prova diante de Gilles Simon; Roddick tentando encontrar sua velha forma contra o periogoso francês Julien Benneteau.

Essas são algumas opções para esse domingo, mas seria uma injustiça com os apaixonados pelo melhor do tênis se não houvesse um confronto que promete balançar a quadra central - Rafael Nadal vs David Nalbandian.

Alguns dizem que há duelos que encaixam para certos jogadores. É o caso de Lleyton Hewitt contra Guga, Sampras contra Agassi, Federer contra Roddick e o mesmo Nadal contra Federer. No caso de hoje, Nadal leva vantagem no confronto direto (3x2), mas o experiente argentino sempre apresentou um jogo que incomoda o ex-número 1 do mundo.

Com uma das melhores devoluções do circuito, Nalbandian não se intimida com o jogo de regularidade e paciência de Nadal e até já deu uma provocada para o jogo de logo mais: "Sei como derrotar Rafa", declarou Nalba.

No entanto, Nadal é o segundo melhor jogador da atualidade, hexacampeão de Roland Garros e defende o título do Grand Slam americano. É difícil não dar o favoritismo ao espanhol por toda sua eficiência do fundo da quadra e por ser melhor preparado para uma partida de melhor de cinco sets.

Mas cá entre nós, vale a pena conferir esse clássico do tênis a partir do meio dia. Bom jogo!

O JOGO DO DIA - CHAVE FEMININA

Sabine Lisicki x Vera Zvonareva

Arthur Ashe Stadium - 2º jogo da noite

O jogo que fecha a rodada noturna do Arthur Ashe é o grande destaque da rodada feminina domingo.

Aos 21 anos, Sabine é um dos muitos exemplos de superação no tênis atual. A alemã de estilo agressivo e potentes saques acima dos 200 km/h, sofreu com duas graves lesões no tornozelo esquerdo, que custaram uma queda do grupo das 30 melhores do mundo para fora do Top 200.

Com um calendário que mesclava WTAs de pequeno porte e torneios profissionais da ITF (de 100 e 50 mil dólares), além de convites para os grandes torneios, Lisicki terminou a primeira parte da temporada na centésima posição do ranking, acumulando algumas vitórias importantes diante de Na Li, Nadia Petrova e Samantha Stosur.

Da grama, vieram o título em Birmingham, as semifinais em Wimbledon e o retorno ao top 30. As boas campanhas na US Open Series colocaram Sabine pela primeira vez no Top 20 da WTA, sua melhor marca na carreira.

Do outro lado da rede estarão os olhos azuis da russa Vera Zvonareva, número 2 do mundo e atual vice-campeã do torneio. 

Precisando chegar às semifinais, para defender sua posição no ranking, a discreta russa de 26 anos tem o backhand como seu ponto forte, e em sua regularidade como a chave para permanecer entre as primeiras colocadas.

Curiosamente, Zvonareva também passou por uma cirurgia no tornozelo, só que no lado direito, depois de se machucar durante a edição 2009 do torneio de Charleston, evento que teve como campeã, ninguém menos que Sabine Lisicki, sua adversária nesta noite.

O retrospecto é totalmente favorável à russa, que venceu os três encontros entre as duas tenistas. Fique ligado!  

MAIS - DIÁRIO DO US OPEN

+ 03.set - Murray dá susto, Nadal passeia e Marias vivem emoções distintas na sexta-feira

+ 02.Set - Favoritos dão show no Ashe, Ferrero vence batalha contra Monfils e Azarenka espanta a zebra em noite de coincidências

+ 01.Set - Em maratona brasileira, Rogerinho anota a primeira vitória. Promessas locais brilham na chave feminina

31. Ago - Nadal e Schiavone suam, mas confirmam favoritismo. Rodada de hoje marca o retorno de Del Potro ao palco de sua maior conquista

30.Ago - Bellucci e Kvitova decepcionam, Sharapova sofre e Federer dá show. Segundo dia tem Djokovic, Nadal, Wozniacki e Serena

29.Ago - Duelo de irmãs e antigos campeões são os destaques do primeiro dia em Flushing Meadows

Notícias

Mais Notícias