Capitão avisa da força do Brasil como mandante: "é duro nos vencer aqui dentro"

Sorteio será realizado nesta quarta-feira e o país verde-amarelo poderá jogar como anfitrião diante da Espanha, República Tcheca e Croácia

Matheus Martins Fontes, De São José Do Rio Preto (Sp) em 17 de Setembro de 2012 às 15:31

A luta do Brasil em retornar ao Grupo Mundial da Copa Davis terminou nesse final de semana quando o país bateu a Rússia por 5 a 0 em duelo realizado em São José do Rio Preto, válido pelos Playoffs do torneio. Agora, o time tupiniquim aguarda pelo sorteio da próxima quarta-feira, em Londres, para saber quem enfrentará na primeira rodada da elite da competição em 2013.

Bellucci e Cia podem atuar em casa no grupo Mundial da Copa Davis em 2013
Classificado como o 16º melhor time do ranking da ITF, o Brasil terá que enfrentar, obrigatoriamente, um dos oito cabeças de chave, que são Espanha, República Tcheca, Argentina, Sérvia, França, EUA, Croácia e Cazaquistão. Desses, Thomaz Bellucci e Cia jogariam em casa contra espanhóis, tchecos e croatas.

Jogar dentro de seus domínios é um importante passo para avançar no Grupo Mundial, aponta o capitão João Zwetsch. "Nós estamos esperando acima de tudo jogar no Brasil para poder deixar novamente as coisas ao nosso gosto. É importante ter os pés no chão. A gente deu um passo importante e começa uma nova etapa, a luta para tentar se manter no Grupo Mundial e, dentro das possibilidades, tentar um resultado ou outro mais expressivo", disse o comandante brasileiro.

"São adversários muito duros, muito fortes, mas nossa equipe quando joga principalmente no Brasil não é fácil para fazer frente. É duro ganhar da gente aqui dentro", completou Zwetsch. O Brasil não perde um embate como mandante desde 2009, quando fracassou na tentativa de voltar ao pelotão de elite da Davis contra o Equador, em Porto Alegre.

A última vez que o país jogou o Grupo Mundial aconteceu em 2003. Naquela temporada, Guga e Cia perderam duelo equilibrado para a Suécia, fora de casa, por 3 a 2 na primeira rodada e tiveram que, assim, disputar a repescagem. Diante do Canadá, o time não conseguiu o triunfo e acabou rebaixado para o Zonal Americano.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite daCopa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Notícias

Mais Notícias