Tcheca venceu seis títulos na temporada e foi destaque de premiação da WTA e também foi a favorita dos fãs em enquete reservada ao público
Da redação em 14 de Novembro de 2011 às 14:32
Depois de uma temporada para nunca esquecer, a tcheca Petra Kvitova foi nomeada a jogadora do ano pela WTA (Associação das Tenistas Profissionais) nessa segunda-feira. Em 2011, a atleta de 21 anos, desbancada apenas por Caroline Wozniacki na tabela, conquistou seis troféus - incluindo seu primeiro Grand Slam, em Wimbledon, e o WTA Championship de Istambul - e teve uma ascensão notável no ranking, saindo do número 34 no início do ano para a vice-liderança.Em 2011, Kvitova entrou para o seleto grupo das melhores atletas do mundo
De quebra, ajudou seu país a conquistar de forma inédita a Fed Cup após a separação da ex-Tchecoslováquia. "Essa temporada foi simplesmente um sonho", disse Kvitova. "É uma grande honra vencer o prêmio de "Melhor Jogadora do Ano" e me juntar ao grupo das melhores atletas que já jogaram o esporte, como Martina Navratilova. Eu sempre vou me recordar da temporada de 2011 e estou ansiosa para construi-la novamente", adicionou.
Pelos feitos alcançados dentro da quadra, Kvitova foi também vencedora na categoria "Jogadora com Maior Ascensão" e foi homenageada com o prêmio "Esportista Karen Krantzcke", que reconhece o profissionalismo, a atitude e o senso de fair play da atleta.Tcheca faturou o WTA Championship de Istambul, no final do ano
Nas outras categorias, a parceria formada pela também tcheca Kveta Peschke e a eslovena Katarina Srebotnik conquistou o prêmio de "Melhor Dupla da Temporada". As atuais líderes do ranking venceram seis canecos no ano, entre eles, também o título na grama de Wimbledon.
A romena Irina-Camelia Begu foi o destaque na categoria "Novata do Ano" após um ano excepcional onde subir da 214ª posição para o 38º lugar, terminando dentro do top 40. A atleta de 21 anos chegou às suas primeiras decisões de torneios WTA em Marbella e Budapeste.
A alemã Sabine Lisicki venceu no quesito "Volta do Ano". Recuperada de uma lesão no tornozelo, Lisicki, que chegou a estar fora do Top 200 durante o 1º semestre, foi semifinalista de Wimbledon e venceu dois torneios - Birmingham e Dallas. Dessa forma, furou o grupo das 15 melhores jogadoras. A experiente italiana Francesca Schiavone ganhou na categoria "Serviços de Atleta", por todo seu carisma fora das quadras e pelo apoio às demais atletas por suas iniciativas dentro do Conselho das Jogadoras.
Os fãs também tiveram a oportunidade de votar em favor de suas jogadoras prediletas. Nas categorias abertas ao público, a polonesa Agnieszka Radwanska venceu em "Jogadora de Simples Favorita", o prêmio de "Melhor Dupla" foi para a bielorrussa Victoria Azarenka e a russa Maria Kirlenko, enquanto que de "Melhor Jogadora" ficou exatamente para Kvitova.
PRÊMIOS (votação pela mídia)Além disso, Kvitova conquistou seu primeiro Major da carreira, em Wimbledon
Jogadora do Ano:Petra Kvitova
Dupla do Ano:Kveta Peschke&Katarina Srebotnik
Volta do Ano:Sabine Lisicki
Atleta com Maior Ascensão do Ano:Petra Kvitova
Novata do Ano:Irina-Camelia Begu
PRÊMIOS JOGADORAS (votação das jogadoras)
Prestação de Serviços:Francesca Schiavone
Esportista Karen Krantzcke:Petra Kvitova
Torneio Premier Favorito:Porsche Tennis Grand Prix(Stuttgart)
Torneio Internacional Favorito:Abierto Mexicano TELCEL(Acapulco)
FAVORITOS FÃS (votação do público)
Jogadora de Simples Favorita dos Fãs:Agnieszka Radwanska
Dupla Favorita dos Fãs:Victoria Azarenka&Maria Kirilenko
Jogadora do Ano:Petra Kvitova
Confira mais notícias sobre o tênis feminino...
+ Em busca de ritmo para o Australian Open, Ivanovic confirma presença em Brisbane e Sydney
+ Namorado de Wozniacki assume a vice-liderança no golfe e festeja ao lado de musa
+Com Rússia desfalcada de Zvonareva, Kirilenko abre final da Fed Cup contra Kvitova
+ Ivanovic frustra público masculino e retoma namoro com golfista australiano
+ Wozniackiaproveita férias na Chinae troca tênis pelo golfe ao lado do namorado
ESPECIAL:As 20 maiores musas do tênis!- Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos (Confira!)