Bellucci retorna ao top 40 do ranking da ATP após quartas de final em Barcelona

Canhoto estacionou em 40º lugar, mas tem riscos de ser superado na semana já que não jogará em Munique por conta de lesão abdominal

Da Redação, Em São Paulo em 29 de Abril de 2013 às 05:54

Bellucci somou duas vitórias importantes em Barcelona para subir no ranking da ATP
Se uma lesão abdominal apareceu como um balde de água fria nos planos de recuperação para Thomaz Bellucci na temporada, pelo menos, nessa segunda-feira, o número 1 do Brasil teve motivos para sorrir ao ver a atualização do ranking. Na lista dessa segunda-feira, o canhoto de Tietê subiu quatro posições graças às duas vitórias na chave principal do ATP 500 de Barcelona e retornou ao top 40, exatamente em 40º lugar.

Bellucci poderia ter alcançado maior evolução, porém foi superado por Tommy Robredo e Lukas Rosol. O espanhol foi às semifinais em Barcelona e está em 38º lugar, enquanto que o tcheco, que ficou conhecido no circuito por ter derrotado Rafael Nadal em Wimbledon no ano passado, subiu para a 35ª posição após o primeiro título da carreira, em Bucareste.

Bellucci não joga essa semana em Munique para se recuperar do problema físico às vésperas do Masters 1000 de Madri, que começa na próxima semana e que representa um dos pontos fortes na sua preparação para Roland Garros.

Dessa forma, ele corre risco de ser desbancado na lista da próxima segunda por adversários próximos na pontuação e que atuarão nos torneios a partir dessa segunda-feira, como o argentino Horacio Zeballos, o finlandês Jarkko Nieminen, quadrifinalista em Monte Carlo há duas semanas, o russo Nikolay Davydenko, entre outros.

Guilherme Clezar é o novo número 4 do Brasil após bom resultado em SP
Após chegar às quartas de final do Challenger de São Paulo, que foi realizado no Clube Paineiras do Morumby, Rogério Dutra Silva voltou a ascender na tabela da ATP e está agora em 86º, seu melhor ranking na carreira (três posições à frente da classificação anterior). João Souza, o Feijão, cresceu seis lugares e, como 106º colocado, está a apenas 45 pontos de furar o grupo dos 100 melhores.

Novo número 4 do Brasil, Guilherme Clezar confirma o ótimo momento pelo qual atravessa no circuito. Com a semifinal em São Paulo, o gaúcho, treinado por João Zwetsch, capitão do Brasil na Copa Davis, subiu 19 lugares e está em 179º, melhor ranking de longe em sua curta carreira até aqui. O rio-pretense Thiago Alves, que não vive um bom momento no circuito, caiu mais três posições e estacionou na 189ª colocação, fechando o time de brasucas no top 200 da ATP.

Outros destaques foram o cearense Thiago Monteiro, pupilo de Larri Passos e que somou mais pontos de seu segundo título em um Future pela Turquia. Agora, a nova revelação do Brasil está em 357º lugar, após ascensão de 39 postos. É o melhor ranking obtido pelo garoto de 18 anos.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Bellucci volta às quartas de final nos ATPs, mas prega foco para ir ainda mais longe em Barcelona

Precavido, Bellucci admite ter visto jogo de rival desconhecido para não ter surpresa em Barcelona

Mesmo com novo tropeço, Bellucci se mantém confiante em volta por cima: "não posso abaixar a cabeça"

Revés em Monte Carlo tira Bellucci novamente do top 40 após seis meses

Bellucci reconhece páreo duro contra a Alemanha na Copa Davis, mas confia: "podemos surpreender"

Brasil escapa de Espanha e Suíça, mas encara Alemanha fora de casa para ficar na elite da Copa Davis

Brasil cai no ranking, não é cabeça na repescagem e entra na mira de Nadal e Federer naCopa Davis

Número 1 do mundo, Djokovic abre contra John Isner as quartas de final da Copa Davis

Herói em 2012, Radek Stepanek é poupado do 1º dia das quartas de final da Copa Davis

"Não é fácil manter o nível alto aos 31 anos", confessa o experiente David Ferrer

ESPECIAL: Missão cumprida - Após nove anos de espera, o Brasil retorna ao Grupo Mundial da Copa Davis em grande estilo com vitória sobre a Rússia em São José do Rio Preto e já estipula maiores objetivos para poder competir com as melhores equipes do mundo a partir de 2013  (Confira!)

Notícias

Mais Notícias