US Open 2009

US Open 2009: Andy Murray

Ele conseguiu chegar à final do Open de 2008, mas o jogo de Andy Murray é forte o bastante para levá-lo ao título?


O escocês é forte candidato ao título
O escocês Andy Murray não se incomodou em causar polêmicas ao afirmar que seu Grand Slam preferido é o US Open, e não Wimbledon, em Londres. E isso parece ser verdade. Murray ganhou seu único Slam como júnior em Flushing Meadows, em 2004, e chegou a primeira grande final do US Open como profissional quatro anos depois. Tão relaxado fora das quadras quanto é irritado dentro delas, Murray se identifica com os americanos por seu jeito otimista se ser, e seu jogo leva também essa característica.

Isso quer dizer que ele está predestinado a ganhar seu primeiro Slam no US Open? Julgando pela súbita melhora do escocês nos últimos dois anos - ele ganhou três Masters, todos em quadras duras, e alcançou a 3ª posição nos rankings - pode-se dizer que sim. No entanto, seu problema já foi exposto durante as semanas que sucederam o Australian Open. Chegando a Melbourne, Murray estava numa fase boa, incluindo três vitórias sobre Roger Federer, que fizeram do escocês um dos favoritos ao título. Mas outro jogador que cresceu durante a temporada, Fernando Verdasco, pegou Murray de surpresa e o tirou da competição na quarta rodada. Em Roland Garros e Wimbledon, o tenista sofreu derrotas similares ao ser eliminado dos torneios por Fernando Gonzáles e Andy Roddick, respectivamente.O estilo do jogador de trabalhar a bola durante os pontos deu aos dois oponentes o empurrão que precisavam para vencer.

Murray provou que pode ganhar torneios menores, que geralmente desgastam menos e em que não há tanta pressão. Mas será que ele consegue lidar com os playoffs, os Slams? O formato de cinco sets destes torneios dá a seus oponentes a chance de se encontrar no jogo. Nenhum tenista tem playoffs tão bons quanto os de Rafael Nadal e Federer, que juntos ganharam 17 dos últimos 18 majors. E eles possuem uma coisa em comum: o golpe forehand como decisivo. Murray melhorou seu condicionamento físico e seu serviço, e sempre usa a rapidez e antecipação a seu favor. Mas o que ele não consegue, e talvez nunca conseguirá, é ter o forehand como tiro certeiro.

Andy Murray, o jogador que gosta de atacar com uma boa defesa, o britânico que adora o US Open, é do contra por natureza. Ele terá que encontrar seu próprio jeito de conquistar um Grand Slam.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Mais notícias sobre o US Open 2009...

+ "Não tenho respeito por ela", diz Serena sobre próxima rival

+ US Open 2009: A suíte Roger Federer

+ US Open 2009: Aproveite melhor as quadras menores

+ Nadal ainda não pensa em título

+ US Open 2009: Formas econômicas e extravagantes de curtir o Open

Da redação

Publicado em 3 de Setembro de 2009 às 12:08


Notícias