Defesa

"Não aceito que me chamem de dopado", dispara Nadal contra TV francesa

Em entrevista ao LEquipe, Rafa declarou que paródia feita por Canal + França insinuando irregularidade dos espanhóis foi injusta e sem fundamento


Acostumado a ser um atleta de bom caráter e ter o respeito de todos os jogadores e imprensa, Rafael Nadal viveu um dilema nos últimos meses com acusações de sonegação de impostos e até de suspeita de doping, essa última direcionada para a maioria dos atletas espanhóis. Nessa terça-feira, o número 2 do mundo decidiu falar e confessou ter ficado chateado com tais atitudes que vão contra sua índole dentro do esporte.

Ron C Angle (TPL)
Nadal ficou irritado com suspeitas de doping e classificou ação de canal francês como "injusta"
"Quando a imprensa começou a divulgar essas histórias de fraudes foi muito desagradável", admitiu Nadal, fazendo alusão à declarações de veículos espanhóis que apontavam criação de empresas no País Basco feita pelo tenista a fim de diminuir sua taxa tributária.

"Tudo isso é falso. Tudo foi feito dentro da lei, paguei todos os meus impostos na Espanha. Fiz o que fiz. Disse o que disse. Especialmente para as pessoas na Espanha, que estão vivendo um período econômico difícil, isso me faz me sentir muito mal", completou Rafa em entrevista ao jornal francês L'Equipe.

Nadal lamentou também o tratamento dado pela imprensa francesa, que divulgara um vídeo no último mês insinuando que o sucesso dos espanhóis -principalmente Nadal - vinha por conta de suposto doping. "Isso pode criar uma opinião negativa para as pessoas que não estão familiarizadas com isso, e mesmo quem não me conhece. Acho muito injusto", explicou.

O hexacampeão de Roland Garros, colocando-se como o "primeiro que gosta de brincadeiras", acredita que a paródia preparada pelo veículo francês Canal +, que mostra Nadal (na verdade um boneco feito por computação gráfica) cometendo atos irregulares (doping), é injusta.

Xue Bai/TPL
Nadal lembrou o caso do francês Richard Gasquet (foto), que foi pego no doping há alguns anos
"Muitas pessoas não sabem como funciona o esporte profissional. Não sabem como funcionam os controles antidoping, que se realizam quase todos os dias, e que devemos estar localizáveis os 365 dias do ano", enfatizou o espanhol.

Para finalizar, Nadal fez um desabafo contra as críticas em referência à sua condição física e pediu que parem de chamá-lo de "dopado". "Não aceito que me rotulem como dopado, quando faz sete anos que trabalho milhares de horas em cada p... de dia. No final, isso tudo cansa", acrescentou o jogador de 25 anos, defendendo novamente a conduta do ciclista Alberto Contador, que foi suspenso por uso de clembuterol.

"Ele [Contador] disse que não se dopou e acredito nisso, porque é meu amigo. Quando saiu o controle positivo de Richard Gasquet, rapidamente disse que não acreditava porque o conheço desde meus 11, 12 anos e não podia acreditar", concluiu Nadal, lembrando o caso do tenista francês, que foi suspenso por uso de cocaína há alguns anos.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Atual campeão olímpico nas simples, Nadal jogará as duplas com Marcel Granollers em Londres

Rei do saibro, Nadaladmite que não espera vitória fácil contra Djokovic em Roland Garros

Nadal será o porta-bandeira da Espanha nas Olimpíadas de Londres

+Nadal critica "brincadeira" de TV francesa e tio do tenista cutuca: "São tantos anos sem ganhar Roland Garros"

Nadal se diz orgulhoso por levar Djokovic ao limite e reconhece: "Foi a derrota menos dolorida"

Nadal prega respeito contra Federer às vésperas da semi na Austrália e vai confiante para duelo "especial"

Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic

Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"

ESPECIAL:A história por testemunha -Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 20 de Março de 2012 às 05:58


Notícias