Panorama

Após tetra na Austrália, Djokovic mantém folga na ponta e Nadal vê pior ranking em oito anos

ATP divulgou lista nessa segunda-feira com David Ferrer na quarta posição, superando Rafa, que não deixava o top 5 da entidade desde 2005


Ron C Angle (TPL)
Djokovic conquistou o título do Australian Open pela quarta vez na carreira e mantém ponta da ATP
Com o tetracampeonato no Aberto da Austrália (sendo o tri seguido), o sérvio Novak Djokovic manteve a diferença de 2.655 pontos sobre o segundo colocado, o suíço Roger Federer, que alcançou as semifinais em Melbourne, no ranking atualizado pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) nesta segunda-feira. Os dois fizeram exatamente a mesma campanha em 2012 no Grand Slam australiano e, portanto, não se movimentaram na tabela.

O britânico Andy Murray, finalista na Austrália, diminuiu um pouco a diferença para Federer e, agora, tem desvantagem de 1.785 pontos. No entanto, o escocês de Dunblane, campeão do US Open no ano passado, detém margem de 1.685 para o quarto colocado que, nessa segunda, é diferente do de duas semanas atrás.

Após oito anos no top 4 da entidade, o espanhol Rafael Nadal vê sua hegemonia no país cair para o compatriota David Ferrer que, com as semifinais em Melbourne, assumiu o quarto posto e se converte como melhor tenista espanhol da atualidade pela 1ª vez na carreira.

Ron C Angle (TPL)
Nadal perdeu pontos da final do Australian Open de 2012 e caiu para quinto lugar
Por sua vez, Nadal obtém seu pior ranking desde 06 de junho de 2005, quando havia acabado de conquistar Roland Garros pela primeira vez, com 19 anos de idade. Dois meses antes, Rafa superava o ídolo Carlos Moyá como melhor espanhol do ranking da ATP, status que manteve por incríveis 400 semanas (102 como líder da tabela).

A queda no ranking dessa segunda-feira se dá por Nadal não ter defendido a decisão do Aberto da Austrália do ano passado, já que segue em processo final de reabilitação do joelho esquerdo. Após perder na segunda rodada de Wimbledon, Rafa decidiu se afastar do circuito por conta do problema físico e, assim, perde4u competições importantes do calendário, como o US Open, as Olimpíadas, o ATP Finals e a Copa Davis.

Essa foi a principal e única mudança do top 10, que tem, na sequência, Tomas Berdych como sexto colocado, Juan Martin Del Potro em sétimo, Jo-Wilfried Tsonga em oitavo, seguido de Janko Tipsarevic e, finalmente, Richard Gasquet. Quadrifinalista em Melbourne e integrante dessa edição do Brasil Open, em São Paulo, o francês Jeremy Chardy subiu 11 posições e foi ao 25º lugar.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Sem Del Potro, capitão aposta em Nalbandian e Monaco para estreia da Argentina naCopa Davis

República Tcheca vai com Berdych e Stepanek contra Suíça sem Federer na estreia da Copa Davis

+ITF nomeia Djokovic e Serena como os melhores jogadores de 2012

Ferrer acusa dores nas costas, desiste de turnê de Federer em SP e será substituído por Tommy Haas

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

Jogo entre Djokovic e Guga no Maracanãzinho terá preços a partir de R$100

Nadal aproveita tempo fora das quadras para jantar com Rei Juan Carlos da Espanha

Campeão em Toronto, Djokovic bota pressão e pode roubar nº1 de Federer após Cincinnati

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 28 de Janeiro de 2013 às 06:44


Notícias