Mente firme

Saiba como evitar lapsos mentais durante as partidas

Confira algumas dicas para se precaver de eventuais devaneios, após grandes jogadas


Imagine que você acabou de finalizar um árduo e longo ponto, com mais de 20 trocas de bola. Ou então que você ganhou um game após 10 igualdades. Você acabou de quebrar o serviço do seu adversário ou teve seu saque quebrado. Pode até ser um momento relativamente simples, como fechar um set longo e ir se hidratar durante o intervalo. O que todos estes cenários têm em comum? Eu chamo todos eles de "momentos transitórios". Algo importante acabou de acontecer, algo que vai trazer consequências.

O resultado desses momentos costuma ser um leve relaxamento da mente do tenista, ou até mesmo um "apagão", que pode comprometer todo o jogo. Em situações como essa, você precisa fazer duas coisas: assegurar que não será você o afetado e saber como tirar proveito da situação do adversário. A seguir algumas dicas a respeito da abordagem que você deve ter nesses momentos-chave.

Após um ponto trabalhoso e longo
Até mesmo em níveis profissionais, pontos muito longos e mentalmente desgastantes são seguidos por pontos mais curtos. Erros não forçados e de devolução são cometidos porque o jogador simplesmente não está pronto para mais uma "batalha". Saber disso pode lhe ajudar. Se você estiver sacando, faça de tudo para conseguir encaixar o primeiro serviço ao invés de tentar fazer um ace. Um bom primeiro serviço pode ser especialmente eficaz contra adversários que estão sem fôlego, cansados, relaxados ou despreparados de qualquer outra maneira para se mover rapidamente. Se seu adversário estiver sacando, opte por uma devolução bem feita ao invés de tentar um winner. Acima de tudo, em qualquer uma das situações, esteja preparado para jogar mais um ponto desgastante, porque seu oponente pode não estar.

Após um game tenso
Ao final de um game longo - que demandou concentração prolongada e muito stress -, os jogadores tendem a relaxar. Por isso, o game seguinte é a oportunidade perfeita para você correr atrás da vitória e acabar com o momento do adversário. Esqueça do desgaste do game passado e procure usar a mesma abordagem para o game atual. Diga a si mesmo que vai jogar o tempo que for preciso para vencer. Ir com tudo em situações como esta não só lhe deixa mais propenso a ganhar o próximo game como também intimida o oponente. Isso mostra a ele que você é um competidor de nível e está disposto a vencer até mesmo a partida mais fatigante.

Após uma quebra de serviço
O melhor momento para quebrar o serviço do adversário é depois de ele ter quebrado o seu. O mais comum é que ele fique relaxado ou cauteloso, tentando segurar o jogo para consolidar a quebra. Siga para o próximo game com o seu jogo mais sólido e intenso. Não dê nada de graça; vá atrás até mesmo das bolas mais longas, mas cuidado para não ficar muito perto da linha de fundo. Faça seu adversário jogar, para perceber se ele dá sinais de nervosismo. Você pode não só devolver a quebra como também desestabilizar seu oponente e trazer o jogo a seu favor. Se, num outro cenário, você tiver quebrado o saque dele, aumente o ritmo de seu jogo, fique mais intenso e dê uma dose extra de adrenalina, a fim de evitar qualquer sinal de cautela. Você está na frente, então use a oportunidade para "pisar na garganta" no seu adversário. Não espere que ele entregue o jogo.

Após seu adversário ter tido diversas chances de quebrar seu serviço
Quando seu oponente for sacar após ter tido chances e esperanças de quebrar seu saque, é provável que não seja capaz de focar no momento, em seu próprio serviço. Essa é uma ótima hora para você quebrar o saque dele. Ele teve chances de quebrar o seu, mas não conseguiu, e deve estar desapontado, então é possível que não esteja preparado para o game. Fique atento para tirar vantagem no momento em que perceber algum descuido.

Allan Kreda

Publicado em 20 de Abril de 2016 às 18:05


Notícias