WTA de Florianópolis

"Vovó" do tênis, japonesa chega ao Brasil esbanjando boa forma e amor ao circuito: "quero curtir o momento"

Aos 42 anos, Kimiko Date Krumm é a mais velha da atualidade e chega cheia de recordações do País: "já tive um namorado e conheci o Rio e SP"


Enquanto jovens promessas do Brasil, como Laura Pigossi, Paula Gonçalves, Beatriz Haddad Maia e Carla Forte já treinam em Florianópolis para a disputa do WTA que começa nesse final de semana, uma japonesa também se destaca na capital catarinense, mas em caminho contrário. Kimiko Date Krumm é a tenista mais velha em atividade, com 42 anos e foi a primeira estrangeira garantida na chave principal a bater bola na sede da Federação Catarinense de Tênis.

Cristiano Andujar/Foto Arena
Kimiko Date Krumm mostra grande forma aos 42 anos e admite gostar de desafios
Nessa quinta-feira, a veterana aprovou as quadras rápidas em Florianópolis, tanto no quesito cor, em que a organização apostou no roxo como atrativo para o público, e também pelo fato de serem próximas ao mar, permitindo uma maior umidade às jogadoras.

"Estive nos EUA na semana passada. Na retrasada, joguei em Moscou, abaixo de zero. O tenista precisa estar preparado para encarar qualquer tipo de situação, de adversidade. Gostei aqui de Florianópolis, uma cidade bonita, estão fazendo uma boa estrutura para jogarmos", declarou Kimiko, que chegou a se aposentar da modalidade em 1996, com 26 anos de idade.

No entanto, o amor pelo esporte a fez retornar ao circuito em 2008, com o desafio de suportar novamente as longas viagens e a saudade da família, tudo isso perto dos 40 anos. Desafio é uma palavra que parece motivar ainda mais a japonesa, que se tornou, em janeiro, a mais velha da história a vencer um jogo de Grand Slam. No Aberto da Austrália, Date Krumm bateu a russa top 15 Nadia Petrova logo na primeira rodada.

E mesmo do outro lado do mundo, a asiática traz recordações bem interessantes do Brasil, país onde morava seu ex-namorado e onde atualmente reserva alguns parentes.

Leia o especial sobre a longevidade no tênis - "A voz da experiência!"

 

"Há 15 anos, vim pela primeira vez ao Brasil. Tinha um namorado brasileiro e conheci o Rio de Janeiro e São Paulo. Estou muito animada para o torneio aqui, estou curtindo muito o circuito, a oportunidade de jogar com a nova geração do tênis. Eu tento vencer sempre, detesto perder. Mas antes de tudo, amo o tênis e o esporte, e quero aproveitar o bom momento", concluiu uma das protagonistas do Brasil Tennis Cup 2013.

Em sua carreira, foram 8 títulos WTA e a 4ª posição do ranking como melhor classificação. Date Krumm se tornou profissional em 1989 e chegou às semifinais do Australian Open (1994), Roland Garros (1995) e Wimbledon (1995), além das quartas do US Open por duas vezes (1993 e 1994). Pelo país, representou o Japão nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 e de Atlanta em 1996.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+Wozniacki vive momento "tiete" e tira foto com Maradona em Dubai: "é uma lenda dofutebol"

+Azarenka apela para o surfe durante folga e pega onda em Malibu

Revista sugere Serena, Azarenka e Neymar como celebridades esportivas para se seguir no Instagram

+Lideradas por Ivanovic, musas arrasam na cozinha e convidam garotada para banquete na Tailândia

"Turbinada", Serena Williams é a nova embaixadora de marca australiana de lingeries

+Sharapova ironiza revista que a apontou como a mais bem paga do mundo: "têm acesso à minha conta?"

+Desolada, musa Maria Kirilenko confessa que Serena deveria jogar com os homens

ESPECIAL: TÊNIS DE OLHOS PUXADOS - Há 100 anos, os primeiros japoneses desembarcaram no Brasil e disseminaram um pouco de sua cultura por aqui. Até nosso tênis teve influência nipônica  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 21 de Fevereiro de 2013 às 15:09


Notícias