Marca

Vitória contra Kleybanova foi a 500° da carreira de Henin

Tenista belga é apenas a segunda no circuito a conseguir tal feito


A belga Justine Henin
A vitória sobre a Alisa Kleybanova, de 20 anos e cabeça 27, foi especial para a belga não apenas por colocar a ex-número um do mundo de volta numa oitavas-de-final de Grand Slam. Independentemente disso, essa partida marca mais uma conquista importante na carreira de Henin. A vitória em três sets sobra a russa foi a de número 500 na carreira de Justine.

Aos 27 anos de idade, Justine é apenas a quarta tenista em atividade no circuito a atingir pelo menos 500 triunfos na carreira. Com 555 resultados positivos, Venus Williams, 29, é a recordista. Elena Dementieva, derrotada na segunda rodada do Australian Open 2010 por Henin,  vem em segundo lugar, com 541 e a suíça Patty Schnyder, em terceiro, com 524.

A belga, contudo, leva vantagem em relação à mais velha das irmãs Williams no quesito aproveitamento, tendo levado a melhor em 82,2% das ocasiões, enquanto Venus registra aproveitamento de 80,2%, Dementieva  de 0,67% e Schnyder, de 0,60.

Além das duas outras tenistas, já aposentadas, já ultrapassaram tal marca. Quando a comparação é histórica, aliás, Henin ainda "deixa a desejar" um pouco. As 500 vitórias da belga estão bem atrás das 1442 de Martina Navratilova, a maior vencedora de jogos da história do tênis - pelo menos na era aberta (a partir da qual se passou a registrar com mais precisão as estatísticas das jogadoras).

Perto de Navratilova, está a sua eterna rival, Chris Evert, com 1304 triunfos. Steffi Graf, a maior vencedora de Grand Slams na era aberta - e a segunda maior na história - tem 900 vitórias. A australiana Evonne Goolagong, outra lenda do tênis, também já passou das 500. Ela tem 704.

No circuito atual, Serena Williams e Kim Clijsters, principalmente, aproximam-se das 500 partidas vencidas. A número um do mundo e dona de 11 títulos de Grand Slam tem 452, e Kim Clijsters, atual campeã do US Open, conta com 445.

Atrás delas vem Svetlana Kuznetsova e Maria Sharapova, com 391 e 336, respectivamente. A jovem Caroline Wozniacki, tenista com mais vitórias em 2009, ainda tem 176.

Confira algumas tenistas que ultrapassaram ou podem ultrapassar esta marca:

 

Martina Hingis

Martina, dona de cinco Grand Slams chegou a 548 triunfos em sua curta, mas brilhante carreira.

Chris Evert

Crhis Evert foi a maior rival de Martina Navratilova. Ao todo, ela conquistou 18 títulos de Grand Slams, sendo 7 de Roland Garros. Ao todo, ela venceu 1304 partidas

Steffi Graf

Steffi Graf, como não poderia deixar de ser, está também entre as grandes, com 900 vitórias. A tenista figura no top do tenis mundial em número de títulos de Grand Slam na era aberta. São 22

Martina Navratilova

Martina Navratilova é a maior vencedora de todos os tempos, com 1442 triunfos

Mais nótícias sobre o mundo do tênis...

+ Del Potro afirma que sente muita pressão para subir nos rankings

+ "Não senti energia suficiente para competir no meu nível", diz Henin

+ Verdasco grava comercial ao lado de Messi e Aguero

+ Mesmo derrotada, Ivanovic diz que já se sente como antigamente

+ Feijão recebe convite e disputará Brasil Open

ESPECIAL:Profissão: Tenista - É possível ganhar dinheiro jogando tênis? A Revista TÊNIS faz as contas e mostra quantos jogos um tenista precisa vencer em cada tipo de torneio para poder sobreviver no circuito (Confira!)

Felipe De Queiroz

Publicado em 22 de Janeiro de 2010 às 15:51


Notícias