Passo a Passo

Tio e Nadal encaram ATP do Chile como teste: "será nosso primeiro Roland Garros"

Segundo avaliação de Toni, joelho do pupilo deverá doer na volta ao circuito, que começa já nessa terça-feira em partida de duplas em Viña del Mar


"O joelho poderá incomodá-lo nas primeiras semanas", foram as palavras de Toni Nadal após o treino do sobrinho Rafael na última segunda-feira. Hoje, o tenista, número 5 do ranking, estreia no ATP 250 de Viña Del Mar em duplas ao lado do argentino Juan Monaco e, amanhã, fará sua volta oficial ao circuito no individual após oito meses de jejum.

©Jim Rydell/VTR Open
Toni Nadal observa sobrinho em treino no primeiro compromisso em 2013 - o ATP de Viña del Mar
Nadal resolveu se retirar do circuito por tempo indeterminado ao final de sua participação em Wimbledon, no final de junho, para tratar de uma Síndrome de Hoffa, inflamação no tendão patelar de seu joelho esquerdo. A decisão foi dura e acarretou em perda de competições importantes como as Olimpíadas, o US Open, a final da Copa Davis e o Australian Open.

O atleta de 26 anos revelou que a mobilidade ainda é limitada nos primeiros passos de sua volta às quadras. "O joelho está muito melhor, mas ele [Nadal] nos disse que vai sentir um desconforto e uma carência na mobilidade até o fim do mês. Mas está melhorando consideravelmente", declarou Toni.

Nos treinos, Nadal tem usado uma proteção no joelho, o que seu treinador considera normal. "Faz parte do tratamento". Para ele e o seu pupilo, o ATP de Viña Del Mar será "seu primeiro Roland Garros", fazendo alusão à preparação de Rafa para o Grand Slam francês, onde já venceu por sete vezes.

O ex-número 1 do mundo tem um retrospecto impressionante em quadras de saibro, vencendo 93% dos seus jogos no piso. Em Roland Garros, foram 52 vitórias e apenas uma derrota, algo que o colocam como franco favorito para o torneio no Chile. Mesmo assim, os dois pregam cautela em seu retorno e negam esperar resultados a curto prazo. Depois do Chile, Rafa desembarca em São Paulo para o Brasil Open.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Preocupado com o joelho, Nadal nega pressão por ranking e prega paciência em seu retorno

+RafaelNadal segue "aposta" do São Paulo e manda raquete para o espaço

+Nadal confirma presença também em duplas e fará parceria com Nalbandian no Brasil Open

Apesar de ansiedade por volta às quadras, Nadal revela: "ainda sinto dores no joelho"

Jornal divulga passo a passo de Nadal no Chile com direito a visita ao presidente e homenagem

Nadal manda apoio às vítimas de tragédia no RS e faz crítica ao Brasil: "isso não deve se repetir"

Nadal confirma participação em São Paulo e se diz contente por voltar a jogar no Brasil

+Após oito anos, Rafael Nadal acerta vinda para São Paulo e tentará bi do Brasil Open

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 5 de Fevereiro de 2013 às 16:02


Notícias