Tenistas classificados para a Masters Cup serão homenageados com estátuas de barro

Esculturas em tamanho real são uma alusão ao "Exército de Terracotta"


A estátua de Federer já está pronta
Com o objetivo de homenagear os oito tenistas classificados para o Tennis Masters Cup, a organizacão do evento encomendou a criação de estátuas de barro em tamanho real, que serão expostas durante o torneio em Shangai. As esculturas são uma forma de mostrar ao público um pouco da cultura chinesa.

Em 1974, um "exército" com cerca de 7 mil estátuas de guerreiros, cavalos e até carruagens, em tamanho natural, feitas de uma mistura de argila e terra, foi descoberto próximo ao mausoléu do Imperador Qin Shi Huang. Conhecido como o "Exército de Terracotta", o conjunto de esculturas criadas há mais de 2 mil anos se tornou uma das principais atrações turísticas da China e recebe cerca de 2 milhões de visitas por ano.

Nadal tem suas medidas aferidas
Líder isolado no ranking de entradas da ATP e na Corrida dos Campeões, o suíço Roger Federer aprovou a iniciativa dos organizadores. "Ser esculpido como os Guerreiros de Terracotta é uma honra. É uma ótima idéia, que junta cultura, história e esporte. Estou curioso para ver o resultado final" revelou o tenista. O espanhol Rafael Nadal rambém aprovou a idéia. "Qualquer iniciativa que promova o tênis em um mercado tão importante como a China, é boa. O Tennis Masters Cup é muito especial para mim, pois é restrito aos melhores do ano", garantiu Nadal.

As estátuas dos oito novos "Guerreiros de Terracotta" já começaram a ser feitas. O suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic, que têm vaga garantida no último torneio da temporada, já possuem suas versões em argila e o escultor francês Laury Dizengremel aguarda a definição dos últimos cinco tenistas para terminar seu trabalho.

Durante as disputas do Master Series de Montreal, Dizengremel e sua equipe tiraram as medidas dos corpos dos tenistas para dar as estátuas as dimensões mais próximas da realidade.

Luiz Pires

Publicado em 17 de Setembro de 2007 às 18:11


Notícias