Talento

Técnico de Raonic diz que "não há limites" para pupilo e crê em título de Grand Slam

Espanhol Galo Blanco se surpreendeu com grande início de ano de canadense e creditou o sucesso ao árduo trabalho realizado todos os dias


Galo Blanco elogiou Raonic e acredita que pupilo pode vencer um grande torneio no futuro
O ex-tenista espanhol Galo Blanco é um dos treinadores mais comentados do momento por orientar a nova sensação da temporada, o canadense Milos Raonic. Em entrevista à rádio espanhola Marca, o ex-top40 acredita que tudo é possível para o jovem de 20 anos se continuar trabalhando.

No início da temporada, Raonic era apenas o número 159 do ranking, mas depois de alcançar as oitavas no Australian Open, o título em San Jose e o vice em Memphis, o atleta ingressou pela primeira vez ao grupo dos 40 melhores do mundo, se tornando o melhor jogador canadense de todos os tempos.

Raonic venceu em San Jose e foi vice em Memphis, entrando no top40 da ATP
O próprio Blanco se impressionou com o começo de ano para seu pupilo e declarou que a acentuada subida na lista da ATP somente veio com muitos treinos, sempre visando aprimorar mais o seu jogo. "Para ser honesto, nós não esperávamos este começo de temporada. Eu tive muita fé em Milos (Raonic), mas o progresso dele foi muito rápido do que prevíamos. O que nos ajudou muito foi que não ficamos acomodados depois de chegar às oitavas na Austrália. Se não tivéssemos continuado a trabalhar, ele não teria os resultados que teve em San Jose e Memphis. O que ele faz muito bem é querer sempre melhorar a cada dia, uma coisa que aprendeu com os espanhóis", afirmou o treinador.

Trabalhando com o canadense número 37 do ranking desde outubro de 2010, o mentor espanhol já enxerga a possibilidade de um maior resultado na carreira do jogador, porém prefere tratar o assunto com calma. "Eu tento passar minha experiência de ex-tenista. Mas é ele quem caminha na quadra e joga. Todo o crédito deve ser dado a ele pelo árduo trabalho que mostrou. Acho que ele pode vencer um grande torneio, como um Masters 1000 ou Grand Slam. No entanto, não gosto de estipular metas em sua escala. Devemos manter os pés no chão e lembrar que, há dois meses, ele era apenas o número 150.  O tempo mostrou que, com trabalho, qualquer coisa é possível e, com Raonic, não há limites", opinou Blanco. 

Neste final de semana, Raonic tentará ajudar time canadense a vencer o México, fora de casa
Neste final de semana, o canadense participa do confronto diante do México pela Copa Davis, fora de casa. A partir do próximo dia 10, o tenista tem desafio no primeiro Masters 1000 da temporada, em Indian Wells, onde foi contemplado com um wildcard da organização. Na semana seguinte, compete em Miami antes de seguir para a temporada europeia na terra batida.

Blanco acha que temporada do saibro fará bem ao nível de canadense Raonic
Sobre o provável desempenho do pupilo no saibro, Blanco prefere encarar o desafio como uma nova experiência já que Raonic não atuou muito no piso em sua carreira. "É um mistério para todos (como Raonic atuará no saibro). Você deve ter em mente que ele jogou apenas três torneios neste piso em sua carreira e foram quando ele estava no juvenil. É claro que ele terá que manter as características de seu estilo de jogo, mas ele deve mudar sua movimentação e a maneira que ele se aproxima da rede. Não acho que ele será um mau jogador no saibro, mas precisa de experiência. O que tenho certeza é que a temporada de seis semanas no saibro vai ajudar a ele melhorar cada vez mais nas quadras rápidas", analisou o treinador.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Melhor tailandês da história, Srichaphan anuncia fim de casamento com ex-Miss Universo

+ Exigente, Djokovic não se contenta com final em Dubai e classifica atuação como "catastrófica"

+ Em busca de privacidade, Djokovic recorre à tranquilidade e charme de Mônaco

+ Atual campeão, Ljubicic coloca em dúvida sua participação em Indian Wells

+ De olho na Davis, Roddick desiste de jogar em Delray Beach

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 3 de Março de 2011 às 10:27


Notícias