Histórico

Solitária, Teliana Pereira encerra ano no top 100 e garante vaga no Australian Open

Em 97o lugar, pernambucana está dentro das jogadoras que disputarão o primeiro Major de 2014, findando jejum brasileiro de 20 anos


Curitiba (Brasil) – Nem a leve queda de Teliana Pereira no ranking da WTA foi o suficiente para esconder a ótima notícia para o tênis feminino do Brasil. Agora, como 97a do mundo (caiu duas posições), a pernambucana de 25 anos encerra a temporada dentro do top 100 e, com o fim dos maiores torneios do circuito, o País já pode comemorar a vaga de Teliana na chave principal do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano e que começa no dia 14 de janeiro.

No Australian Open, Teliana jogará o primeiro Grand Slam da carreira

"Agora, sim, confirmada na chave principal do meu primeiro Grand Slam. Muito feliz e treinando duro para chegar bem preparada na Austrália", vibrou a jogadora radicada em Curitiba nas redes sociais.

Em 2013, a número 1 do Brasil bateu na trave por duas vezes – em Roland Garros, caiu na última rodada do qualifying e, mesmo sorteada como a primeira lucky-loser, não contou com nenhuma retirada. Já no US Open, ficou a um lugar de entrar direto no quadro, mas sem desistências, teve que jogar a fase prévia, em que caiu na primeira rodada.

Dessa forma, é a primeira vez desde 1993 que o Brasil jogará uma chave principal de Major no feminino. A última a obter a façanha foi Andrea Vieira em 1993 no US Open. “Dadá” Vieira também foi uma das últimas brasileiras a encerrar a temporada no top 100 – em 1989, ela e Niege Dias representaram a bandeira verde-amarela na última lista do ano.

Curiosamente, Teliana é a única representante do Brasil - no masculino e feminino - a terminar 2013 dentro do top 100 do ranking em simples. Entre os homens, o mais bem classificado é o paulista Thomaz Bellucci, em 125o lugar. (Confira o ranking da ATP!)

Atrás de Teliana, constam Paula Gonçalves, em 281o lugar e Beatriz Haddad Maia, em 289o. Logo depois, aparecem Laura Pigossi, em 311o lugar, e Gabriela Cé em 398o. (Confira o ranking da WTA!)

Da redação

Publicado em 18 de Novembro de 2013 às 10:00


Notícias Teliana Pereira vaga Australian Open ranking top 100 Grand Slam lucky-loser qualifying