Crítica

Sharapova solta o verbo e não concorda com alteração de regras para classificação às Olimpíadas do Rio

ITF determina que atletas devem representar seus países na Fed Cup nos 4 anos até a realização dos Jogos: "estou decepcionada", desabafou russa


Ron C Angle (TPL)
Sharapova não gostou da mudança de regras para classificação para os próximos Jogos Olímpicos
A russa Maria Sharapova foi crítica ao comentar sobre as alterações da Federação Internacional de Tênis, a ITF, em relação à regra de elegibilidade para as Olimpíadas. O site norte-americano Tennisspace.com divulgou que a entidade já optou por mudar o critério para os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Para a capital carioca, as jogadoras terão que defender suas respectivas nações na Fed Cup nos quatro anos até a realização da competição em solo brasileiro.

Antes, a regra da ITF determinava que as atletas teriam que estar disponíveis para a Copa Davis feminina, pelo menos, no ano anterior e também no da disputa das Olimpíadas. Sharapova, que nunca disputou a competição, representou a Rússia em 2011 e 2012 na Fed Cup, mas no passado, afirmou que ser chamada para disputar o torneio entre equipes em muitas ocasiões acabava por prejudicar o calendário das principais jogadoras na temporada.

"Estou decepcionada", resumiu a musa em entrevista coletiva após o título no Premier de Stuttgart. "Eu me encontrei com eles [representantes da ITF] uma vez em Miami. Eles não quiseram nos ouvir", desabafou Sharapova, que é presença garantida em Londres. Os Jogos serão sediados no complexo do All England Club, palco do torneio de Wimbledon, onde a loira foi campeã em 2004, com apenas 17 anos.

No último domingo, Sharapova, atualmente a vice-líder do ranking da WTA, anotou seu segundo triunfo em torneios no saibro da carreira. Em Stuttgart, a russa bateu a número 1, Victoria Azarenka, pela primeira vez na temporada.

Site Oficial
Russa vem de título em Stuttgart e se aproximou de Azarenka no ranking
"Eu havia perdido os últimos encontros para Victoria [Azarenka], então estava bastante motivada. Sabia que teria que fazer mudanças quando jogasse novamente contra ela. Antes, era muito impaciente e arriscava muito, mas desta vez fui paciente. Fui agressiva, mas consistente quando tive que ser contra ela", explicou atenista, que decidiu acrescentar o evento alemão em seu calendário exatamente em 2012.

No ranking atualizado pela entidade, Sharapova se aproximou de Azarenka. Agora, a beldade russa chega ao total de 8.220 pontos contra 9.020 de "Vika". A terceira colocada continua sendo a tcheca Petra Kvitova, seguida da polonesa Agnieszka Radwanska. As duas últimas foram semifinalistas em Stuttgart.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Radwanska diz estar sofrendo com lesão nas costas e foca em recuperação em casa

Petkovic rompe ligamentos do tornozelo, para por 3 meses e está fora de Roland Garros eWimbledon

Desiludida, Serena compartilha frustração amorosa com os fãs: "Nunca mais vou namorar"

Para "aprender" mais no saibro, Sharapova inclui Stuttgart na lista de preparatórios para Roland Garros

De volta à elite da Fed Cup, capitã dos EUA espera que irmãs Williams joguem em 2013

Kvitova lidera tchecas no primeiro dia contra Itália pela semifinal da Fed Cup

Machucada, Clijsters desiste de Roland Garros em sua última temporada no profissional

Melhor francesa da atualidade, Bartoli é barrada por Federação para jogar as Olimpíadas

Sharapova inova no visual, adota corte curto e fãs descontam a raiva no cabelereiro

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012 (Confira!)

Da redação

Publicado em 30 de Abril de 2012 às 07:32


Notícias