Melhora

Sharapova quer acabar com rótulo de "vaca no gelo" e reconhece que tem chances de vencer RG em 2012

Russa atropelou, não perdeu sequer um game na estreia em Paris e comemorou evolução no piso lento, onde perdeu apenas uma vez no ano


Em sua carreira, Maria Sharapova sempre se sentiu confortável atuando em quadras rápidas, tanto é que, logo aos 17 anos, sagrou-se campeã na grama sagrada de Wimbledon. Mais experiente, capturou as coroas do US Open e Australian Open. A russa nunca negou que seu "calcanhar de Aquiles" era o piso de saibro, porém 2012 pode ser o ano que a musa tanto aguardou para fechar o Career Grand Slam.

© FFT
Sharapova não perdeu tempo e aplicou "bicicleta" na estreia em Roland Garros
Nesta terça-feira, a vice-líder do ranking não teve problemas para bater a romena Alexandra Cadantu por 2 sets a 0, com duplo 6/0 (a popular "bicicleta" no tênis) em apenas 56min.

Com o triunfo, Sharapova acumula 10 jogos de invencibilidade na superfície - com dois títulos (nos Premiers de Stuttgart e Roma) e apenas um revés para Serena Williams em Madri - e já sonha com um caneco na Cidade-Luz. Porém, a tenista de 24 anos mostrou classe e profissionalismo ao analisar seu primeiro desafio.

"Uma estreia de Grand Slam nunca é fácil, você tem que encarar a sua adversária do outro lado da rede. Não importa se esteja jogando bem ou mal, você tem que vencer. Esse era o meu principal objetivo hoje", disse a loira, que anotou 20 winners ao longo do duelo contra nenhum da rival.

Sharapova negou ser a grande favorita para o Major francês, porém reconheceu que está no caminho de fazer uma boa campanha em Roland Garros. "Acho que todas têm chances. É claro que estou muito feliz com minha preparação para esse torneio e a cada ano vou melhorando, vou curtindo mais jogar nesta superfície, aprendi muito mais sobre a construção do ponto e sinto que estou muito mais preparada do que os anos anteriores. Faz parte do processo esse aprendizado sobe o jogo, o que me traz confiança para o torneio. Espero que continue evoluindo a cada rodada", comentou.

No fim da entrevista coletiva, a ex-líder do ranking mostrou bom humor ao deixar de se considerar uma "vaca no gelo", expressão que explicava a falta de adaptação no piso, muitas vezes, escorregadio. "Olha, não te conto quantas vezes ouvi isso nas últimas semanas... (risos) Uma coisa que me ajudou muito é que comecei a acreditar que sou capaz fisicamente de jogar sete partidas em um nível alto, que posso me recuperar bem, o que não acontecia nos últimos anos quando jogava três sets, tinha que batalhar e no jogo posterior, não conseguia me movimentar bem em quadra, sentia uma falta de energia. E isso melhorou muito, sinto que estou guardando mais energia", concluiu Sharapova, que enfrenta na próxima fase a japonesa Aymui Morita.

Caso seja campeã em Roland Garros e a bielorrussa Victoria Azarenka não atingir a final, a russa voltará a ocupar o posto de melhor tenista do mundo. Caso seja vice-campeã, precisa contar com uma queda de Azarenka, atual líder, na fase de oitavas de final.

Confira mais notícias sobre Roland Garros...

+ Após estreia em Roland Garros, Rogerinho prevê: "Falta pouco para entrar no top 100"

+ Bellucci se diz decepcionado com temporada e já descarta jogar as Olimpíadas de Londres

+ Errático, Bellucci culpa cansaço por dura virada logo na estreia de Roland Garros

Frustrado, Feijão lamenta "presente de grego" no dia do aniversário em Roland Garros

Confiante, Bellucci crê que preferência ao saibro pode ajudá-lo na estreia de Roland Garros

Djokovic minimiza pressão pelo 4º Slam consecutivo e admite: "Nadal é o favorito"

Após vaga inédita na chave principal, Rogerinho cobra regularidade contra Isner emRoland Garros

Baixa para 2012, Clijsters acompanha de camarote primeiro treino de Nadal em Roland Garros

ESPECIAL:Roland Garros- Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, começo da primavera, todas as atenções se voltam para um local próximo ao Bois de Boulogne; e não é para ver a exuberância dos parques parisienses(Confira!)

Matheus Martins Fontes, Enviado Especial A Paris

Publicado em 29 de Maio de 2012 às 08:55


Notícias