Polêmica

"Se ganhar na Austrália, Grand Slam de Rafa não terá o mesmo valor", declara Laver

Último a vencer quatro Majors seguidos, em 1969, ex-tenista australiano afirmou que vencer quatro Slams em anos diferentes tem menor valor


Divulgação
Atual líder do ranking, Rafa vai atrás de feito histórico no tênis desde Rod Laver há mais mais de 40 anos
Quando você está prestes a ser igualado ou sente que o recorde que você estabeleceu está próximo de ser quebrado, o melhor a se fazer é aplaudir o feito do novo gênio. Foi assim com Pete Sampras, que aplaudiu e cumprimentou pessoalmente Roger Federer pelo suíço ter superado a marca de 14 Grand Slams do norte-americano há dois anos. Em 2011, a expectativa gira em torno da figura de Rafael Nadal em busca do seu sonhado quarto Major seguido, mas se depender do último a ter alcançado tal feito, o australiano Rod Laver, o espanhol ficará apenas com os aplausos.

A lenda australiana concedeu uma entrevista ao diário britânico The Telegraph, em que comentou sobre as chances do atual líder do ranking vencer o primeiro Slam da temporada e o quarto na sequência. Porém, para Laver, conquistar os quatro maiores eventos do tênis em anos diferentes não possui o mesmo reconhecimento do que levar todos no mesmo ano. "Se Nadal vencer o Australian Open, vocês podem chamar como quiser, um 'mini Slam', 'Rafa Slam', do que for, mas não será um Grand Slam. Não estou dizendo que se ele ganhar quatro Grand Slams seguidos não seria um grande feito, mas eu acho que ganhar quatro em temporadas diferentes não tem o mesmo valor do que vencer todos em um ano só", declarou o grande jogador das décadas de 60 e 70 e que conquistou os quatro maiores torneios do tênis em 1969.

Divulgação
Lenda viva, Rod Laver foi o último a conquistar quatro Slams consecutivos, no ano de 1969
Mas, mesmo que os quatro Majors não tenham acontecido para Nadal em 2010, o australiano ainda acredita que o jogador de 24 anos tem condição de alcançar tal façanha em sua jovem carreira. "Eu estava muito preocupado com o futuro da carreira dele por causa dos joelhos, mas parece que Nadal encontrou uma maneira de jogar e contornar o problema. Eu gosto do estilo de jogo dele, dando o máximo de si em cada ponto. Ele melhorou o muito o saque e, se vencer esse ano aqui na Austrália, estará dando o passo inicial para romper essa escrita no circuito que já dura mais de 40 anos", opinou Laver. 

Por quatro décadas, o dono de 11 Majors viu passarem grandes jogadores, se formarem verdadeiras dinastias no ranking como a de Sampras na década de 90 e de Federer nos anos 2000, porém nem mesmo esses grandes nomes repetiram o feito do australiano. Com a chegada de Nadal à liderança do ranking e a premissa de um nova hegemonia no circuito, Laver acredita que o espanhol possa bater sua marca ainda nestas temporada. "Para fazer o Grand Slam, você precisa ter um pouco de sorte, tudo tem que estar a seu favor. Eu pensei que Roger (Federer) ia conseguir, mas Rafa o impediu por muitos anos vencendo Roland Garros. Eu também acreditava Sampras e no Becker. Hoje, é Nadal quem tem a chance. E ele pode fazê-lo esse ano", concluiu o ex-tenista, que alcançou a marca por duas vezes (em 1962, também venceu os quatro Slams, porém como amador).

Divulgação
Na Austrália, Nadal tentará a glória de chegar aos quatro Majors seguidos

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Nadal revela desejo de encarar Federer com mais frequência em 2011

+ Em nova atração no Catar, Nadal e Federer jogam sobre águas do Golfo Pérsico

+ Sem pressão, Nadal vê chances de conquistar quarto Major consecutivo

+ Agora entre os jornalistas, Nadal desbanca Messi e é o Atleta do Ano

+ Fundação de Nadal arrecada um milhão de euros com exibição em Madri

ESPECIAL: Artilheiro espanhol- Confira as principais atrações do torneio que trouxe o sucesso de Nadal na grama de Wimbledon ao passo que a Espanha conquistava o mundo no futebol (Confira!)

Da redação

Publicado em 10 de Janeiro de 2011 às 07:17


Notícias