Uma questão de etiqueta

Saiba como se portar em uma partida de tênis

A modalidade esportiva preza o fair-play, os bons modos e o bom senso


No livro de regras do tênis, em nenhum lugar está dito que os adversários devem se cumprimentar logo após o fim da parte. Também não há norma que obrigue o tenista a se desculpar depois de ter vencido um ponto com ajuda da sorte (como uma bola que bate na fita e morre do outro lado da quadra, por exemplo). Esses e outros bons costumes de etiqueta e respeito mútuo, porém, estão enraizados no esporte.

Talvez seja por isso que muitos pais olhem com bons olhos quando seus filhos se interessam pelo tênis, pois sabem que, além de uma atividade física para toda a vida, eles também podem aprender diversas regras para uma boa convivência no futuro. A etiqueta do tênis, entre outras coisas, ensina-nos a sermos mais justos e educados, lidar melhor com possíveis derrotas, reconhecer os méritos dos nossos oponentes, conhecer e respeitar as regras e os adversários etc.

Ao contrário do que muitos “mal educados” podem pensar, respeitar regras de etiqueta não é uma “bobagem de gente rica e esnobe”. O verdadeiro espírito esportivo não está em destratar adversários ou no “vale tudo pela vitória”. A grande honra não está em vencer, mas nas atitudes. Nobreza, cavalheirismo, generosidade, caráter são qualidades que não se conquista. Elas se criam. E nunca saem de moda.

Sendo assim, para quem ainda não está muito familiarizado com algumas etiquetas do tênis, segue uma lista de posturas que devemos ter em quadra.

Saiba esperar sua vez
Um set pode durar 20 minutos ou até mais de uma hora. Nas academias, geralmente os horários de reserva são marcados por horas. Assim, que dá seu horário, você tem todo o direito de requisitar a quadra, mas não é preciso invadi-la e tampouco ficar ao lado do alambrado se aquecendo ou alongando para demonstrar a quem está dentro a sua irritação com o atraso. Seja educado, caso perceba que os ocupantes da quadra estão concentrados jogando seu setzinho, assim que der o horário, aproveite um ponto finalizado, pergunte o placar e avise que o tempo deles estourou, mas que você vai esperar o game ser finalizado. Gentileza gera gentileza.

Quem começa?
Assim como em quase todos os esportes, a decisão de quem começa é feita por sorteio, um “cara ou coroa”. Se não tiver moeda, gire a raquete (escolhendo um lado). Quem ganhar, pode escolher entre sacar ou receber, ou então de que lado da quadra quer começar jogando (nesse caso, quem escolhe se quer começar sacando ou recebendo é o adversário). Ou então, ele pode optar por dar ao oponente a decisão de sacar ou receber.

Tempo de aquecimento
Em uma partida profissional, o tenistas têm cinco minutos de aquecimento. Se eles que são profissionais só usam esse tempo, para quê você precisa de mais? Tenha bom senso.

Pronto?
Antes de sacar, verifique se seu adversário está pronto para receber. Há quem seja extremamente ansioso para começar o ponto e queira sacar imediatamente após o término do ponto seguinte sem ao menos aguardar o oponente se posicionar de maneira adequada. Sim, segundo a regra, você tem 20 segundos apenas entre os pontos, mas, acredite, isso é tempo suficiente. Portanto, aguarda seu oponente estar pronto.

Devolução de saque fora
Se o saque do seu oponente foi para fora, não há motivo para respondê-lo (a não ser que a bola tenha sido muito perto da linha e você não teve outra alternativa). A bola que volta para a quadra adversária tende a atrapalhar o oponente. Sendo assim, se você tem essa mania, tente ao menos mandar a bola na rede

Andar do lado da quadra
Quando você está em quadra, geralmente está 100% focado no jogo. Qualquer interferência externa, portanto, atrapalha. Dessa forma, quando estiver ao lado ou ao fundo de uma quadra, evite andar enquanto um ponto está sendo jogado. E também não interrompa um ponto no meio para devolver uma bola que caiu fora da quadra. Espere o ponto acabar e aí sim faça essa gentileza.

O benefício da dúvida
Sempre faça as chamadas de bola dentro ou fora com clareza. Se você não tiver certeza da marcação, sempre o mais indicado é dar o benefício da dúvida em favor do adversário. Em casos extremos, se ambos concordarem, repita o ponto.

Tem certeza?
Questionar o adversário se ele está certo de uma marcação ou outra não é deselegante. Deselegante é questioná-lo a cada bola. Acredite, se ele for mesmo uma pessoa desonesta, perguntar não vai fazê-lo voltar atrás na marcação.

Anuncie o placar
Muitos tenistas amadores costumam se perder na contagem durante os games e sets. Para minimizar o problema, o sacador deve sempre anunciar o placar de forma alta e clara antes de começar o game e antes de começar cada ponto.

Tem duas bolas?
Como no tênis tem-se direito a dois saques, tenha certeza de que o sacador está sempre carregando duas bolas consigo (ou ao menos tenha duas bolas do seu lado da quadra), para evitar que ele tome muito tempo entre um saque e outro.

Hora de comemorar?
Definitivamente, não é educado ou respeitoso comemorar um ponto conseguido em um erro de seu adversário. Mesmo se for um ponto importante, mantenha a postura adequada.

Desculpe-se
Casa você ganhe um ponto que foi fruto da sorte (como uma bola que bate na fita da rede e cai indefensável do outro lado), é de praxe desculpar-se. Da mesma forma que é caso você atinja seu oponente sem querer com a bola durante o ponto.

Mantenha o foco
Tênis requer concentração, portanto, não fique conversando com alguém na plateia, tampouco pare o jogo para atender a uma ligação, mesmo que seja durante uma troca de lados. Essas são atitudes extremamente deselegantes para com seu oponente.

Sem ataques
Ficar irritado é normal, mas não é preciso ter vorazes ataques de cólera capazes de destruir raquetes e desferir xingamentos audíveis pelo clube todo. Saber controlar suas emoções em quadra é fundamental no tênis, além disso, um jogador irritadinho nunca terá boa fama entre os colegas.

Cumprimente e parabenize
Ao final do jogo, não importa o quão duro ele tenha sido ou quaisquer outras circunstâncias, cumprimente seu adversário com um aparto de mãos e o parabenize pela vitória.

Arnaldo Grizzo

Publicado em 17 de Março de 2016 às 18:30


Notícias