Análise dos jogos

Roland Garros: O que esperar das oitavas de final no masculino

Djokovic e Nadal simplesmente atropelaram nos 3 jogos que fizeram e seguem favoritos


Crédito: Philippe Montigny / FFT

O espanhol Rafael Nadal segue firme em busca da décima terceira conquista de Roland Garros e consequentemente o empate em número de Grand Slams com Roger Federer (20 títulos). Nas 3 primeiras rodadas em Paris, venceu com muita facilidade seu adversários. Neste domingo, encara o jovem norte-americano de 20 anos de idade Sebastian Korda atual #213 do ranking.

O canhoto de Mallorca é muito favorito e se avançar, poderá ter mais trabalho contra Alexander Zverev ou Jannik Sinner. Esse jogo entre o cabeça de chave 6 alemão e o jovem italiano de 19 anos de idade promete muito. Será o primeiro duelo entre Sascha e Sinner. Zverev é favorito, mas se estiver sacando mal, Jannik pode incomodar pois tem boa resposta de saque e consegue ser agressivo com o backhand.

Dominic Thiem está voando baixo no saibro parisiense e apesar de ter uma chave bem complicada no torneio, passou o trator em seus rivais. Era esperado um combate contra Stan Wawrinka nas oitavas, mas o campeão de 2015 caiu para o jovem Hugo Gaston, convidado da casa e grande surpresa do torneio. Os dois tenistas nunca se enfrentaram. Gaston é #239 do mundo e Thiem o terceiro principal favorito ao título.

Outro tenista que está fazendo bonito em Roland Garros é Diego Schwartzman. O vice-campeão de Roma (perdeu para Djokovic na final) mostrou que está embalado e carregado de confiança para chegar na segunda semana com moral. El Peque vai encarar o italiano Lorenzo Sonego e com certeza vai ter mais trabalho para avançar à uma possível quartas contra Thiem.

Os jogos da parte inferior da chave acontecem neste domingo (4), confira a programação completa. A transmissão do torneio é do SporTV e Bandsports.

Na segunda-feira (5), acontecem os outros jogos da parte superior da chave. O sérvio Novak Djokovic segue muito confiante em sua campanha no saibro. Nole detonou nas primeiras rodadas e nas oitavas vai encarar o russo Karen Khachanov, contra quem possui 3 a 1 no confronto direto. No saibro, o campeão de 2016 é muito favorito.

Djoko literalmente passou o rodo em todos que enfrentou. Crédito foto: Nicolas Gouhier/FFT

O espanhol Pablo Carreño Busta venceu o compatriota Bautista Agut e vai medir forças contra o alemão Daniel Altmaier. Outra surpresa do torneio, o atual #186 do mundo furou o qualifying e no caminho às oitavas derrubou Lopez, Struff e Berrettini. Carreño tem mais experiência e se avançar, poderá reencontrar Djokovic. No último duelo entre eles, no US Open, o número 1 do mundo acabou desclassificado após acertar uma bolada na juíza de linha.

No quadrante inferior, o russo Andrey Rublev vai enfrentar o húngaro Marton Fucsovics, que eliminou o brasileiro Thiago Monteiro em sets diretos. Sem dúvida esse jogo vai ser muito equilibrado. Acredito que Rublev tenha mais chances por ser bem agressivo com o forehand. Mas vai precisar contrar os nervos, visto que o húngaro é um tenista mais concentrado e de poucas expressões. Impressiona a forma física do Fucsovics, que vem jogando muito bem no saibro e detonou Medvedev.

Um dos melhores tenistas da atualidade, Stefanos Tsitsipas parece ter encontrado seu caminho no saibro de Roland Garros. Após vice em Hamburgo na semana anterior, o grego teve mais dificuldade na primeira rodada contra Munar. Agora embalou no torneio e vai duelar contra Grigor Dimitrov. O búlgaro tem muito talento e muitas vezes deixa a desejar no saibro. Esse jogo tem tudo para ser uma boa batalha repleta de jogadas interessantes. Stefanos é favorito e pode reencontrar Rublev nas quartas.

Vinicius Araujo

Publicado em 3 de Outubro de 2020 às 19:28


Notícias Roland Garros Roland Garros 2020 Paris Grand Slam