Confirmação

Roddick confirma volta ao time dos EUA e quer título da Davis em 2011

Norte-americano esteve ausente em 2010 devido a uma lesão no joelho, mas está confirmado para o confronto diante do Chile, em março


Divulgação
Em 2011, Roddick deixará de apenas torcer e disputará confrontos pelo país na Copa Davis
Após não disputar a Copa Davis em 2010 por tratar de um problema no joelho, o norte-americano Andy Roddick anunciou nesta quinta-feira que voltará a defender as cores do país na próxima temporada. E o primeiro desafio já tem data e adversário definidos - o time do novo capitão Jim Courier, que substituiu Patrick McEnroe, viajará ao Chile para encarar os anfitriões na primeira rodada do Grupo Mundial, entre os dias 4 e 6 de março.

Será a segunda viagem dos norte-americanos à América do Sul, já que, em setembro, a equipe derrotou a Colômbia, jogando na altitude de Bogotá, por 3 a 1, mantendo-se na primeira divisão do torneio. Ansioso por seu retorno ao maior evento entre equipes do mundo, Roddick declarou que disputar a competição é algo que todo jogador deveria fazer em sua carreira. "Estou muito empolgado em voltar ao time dos Estados Unidos da Copa Davis. Eu sempre disse que (Copa Davis) é algo que você deve se compromissar por toda a temporada e não apenas quando for conveniente. Tentar vencer novamente a competição é uma prioridade para mim em 2011. Nada se compara a atmosfera de se disputar um jogo de Copa Davis e representar seu país", declarou o ex-número um do mundo.

Com a boa notícia em relação à volta de Roddick no time, Courier afirmou que a presença do experiente atleta será muito importante para dar bagagem aos mais jovens. "Ter novamente Andy competindo pelo time em 2011 é algo muito gratificante para nós. Ele não traz apenas seu brilhante retrospecto em Copa Davis, mas também a sua experiência e espírito de liderança de equipe, que é algo impagável para nossos esforços", comentou o capitão norte-americano, que é o 40º líder na história do time.

Para Roddick, será uma experiência diferente em sua carreira estar ao lado de um capitão diferente no banco, mas acredita no trabalho de Courier. "Estou ansioso de trabalhar com Jim na próxima temporada. Será estranho estar sentado perto de alguém que não seja Patrick (McEnroe), mas eu tenho um grande respeito por Jim. Elea adora competições de Copa Davis, tem garra de competidor assim como eu tenho. Ele tem tantas vitórias memoráveis na Davis, mas a que vai ficar marcada na minha memória será sempre quando ele garantiu o título para os Estados Unidos, em 1992, em Fort Worth, já que eu estava presente naquele confronto como torcedor", afirmou Roddick, fazendo alusão à final contra a Suíça, em que Courier marcou o terceiro e decisivo ponto para o país.

O time comandado por Courier é o maior vencedor da Davis com 32 conquistas, sendo que a última veio em 2007, com a presença de Roddick. O atual número oito do ranking da ATP participou de 23 confrontos no torneio em sua carreira, jogou 42 partidas, mantendo um retrospecto de 31 vitórias contra apenas 11 derrotas. Com a certeza de Roddick, a incógnita fica para o resto da equipe. Mardy Fish tem créditos por ter conquistado o ponto decisivo diante dos colombianos, porém John Isner, Sam Querrey e a promessa Ryan Harrison estão também na briga por uma vaga no time titular. Nas duplas, os irmãos Bryan são uma unanimidade, porém ninguém afirma se os dois viajarão a Santiago no ano que vem, já que na repescagem, não defenderam o time na Colômbia.

Confira as últimas notícias sobre a Copa Davis...

+ Em favor de cidade sérvia, Djokovic e time da Davis doam camisas para arrecadar fundos

+ Em defesa de Forget, Simon declara: "Não poderia ter feito melhor"

+ Após derrota na Davis, capitão francês é duramente criticado por imprensa local

+ Bêbado, Tipsarevic comemora título da Davis com fãs no Twitter

+ Na expectativa, Ivanovic afirma desejo de comparecer à final da Davis

ESPECIAL: Na trave, de novo... - Brasil abre 2 a 0 no primeiro dia, mas toma virada espetacular dos indianos e perde mais uma chance de ouro de voltar ao Grupo Mundial  (Confira!)

Da redação

Publicado em 9 de Dezembro de 2010 às 12:48


Notícias