República Tcheca bate Rússia e conquista seu nono FedCup

Título da versão feminina da Copa Davis só foi decido no último jogo do torneio, com placar geral de 3 a 2


FedCup / Paul Zimmer

A final da FedCup ocorreu nesse fim de semana e a República Tcheca se sagrou, mais uma vez, campeã do torneio ao bater a Rússia por 3 a 2. A acirrada disputa, cheia de viradas, foi decidida somente no jogo de duplas – quinto e último da competição.

O primeiro jogo ocorreu no sábado de manhã. Petra Kvitova cometeu muitos erros no primeiro set e Anastasia Pavlyuchenkova saiu na frente com parcial de 2/6. Em seguida, a tcheca conseguiu o empate, foi superior e virou o jogo com duplo 6/1. A torcida anfitriã, então, pôde comemorar a vantagem no placar geral.

O segundo jogo, entretanto, esfriou um pouco os ânimos da torcida tcheca. Pela Rússia, Maria Sharapova (que fez sua primeira final de FedCup) entrou em quadra para enfrentar Karolina Pliskova. Apesar de um primeiro ponto bem disputado e de perder um game sem marcar, a russa – favorita no jogo – venceu a partida por 2 a 0 com parciais de 3/6 e 4/6.

No domingo, as vencedoras voltaram às quadras para se enfrentarem. A tcheca saiu na frente e ganhou o primeiro set do jogo por 6/3. Porém, a partida significaria uma dupla virada para a Rússia. O set seguinte foi disputado ponto a ponto. Sharapova venceu o segundo e terceiro sets por 6/4 e 6/2, respectivamente. Com esse resultado, a tenista colocou seu país pela primeira vez à frente no placar. Rússia 2, República Tcheca 1.

O dia continuou com jogo entre Pliskova e Pavlyuchenkova. Pressionada – era necessário ganhar para manter seu país na briga pelo título - a tcheca conseguiu vencer a tenista russa por 2 a 0 com parciais de 6/3 e 6/4. O resultado adiou a decisão para a última partida do torneio.

Com mudanças na escolha das jogadoras (a princípio, Safarova entraria pelo lado tcheco e Makarova, pelo russo), o jogo de duplas ocorreu entre Pliskova/Strycova e Pavlyuchenkova/Vesnina. Na última etapa da corrida pelo título, dentro da O2 Arena, em Praga, as tchecas conseguiram a vitória por 2 a 1. Com 2h09 de duração, o jogo teve parciais de 4/6, 6/3 e 6/2.

Este é o 9º título da República Tcheca na FedCup. E foi especial: jogando em casa, a equipe comandada por Petr Pala conquistou o quarto título em cinco anos, igualando a Rússia que conseguiu o feito entre os anos de 2004 e 2008. O país é o segundo maior vencedor do torneio atrás, somente, dos EUA.  

Da redação

Publicado em 16 de Novembro de 2015 às 14:59


Notícias