Reclamações dos tenistas fazem ATP planejar revisão geral do circuito

O presidente da associação falou sobre mudanças no calendário e em aumento das premiações


finals

Ainda não há uma definição se o ATP Finals continuará em Londres

O Presidente Executivo da ATP, Chris Kermode, revelou em entrevista para a Sports Illustrated que a associação pretende fazer algumas mudanças no tênis masculino para os próximos anos. Um dos grandes motivos dessa renovação no circuito acontecerá por conta de uma grande número de reclamações dos tenistas por conta do calendário e das premiações, em especial dos challengers.

"A meta a curto prazo é estabelecer as premiações para as três categorias de torneio, Masters 1000 e ATP 500 e 250, e colocar o calendário em ordem para os próximos quatro anos, para então no próximo ano termos um período de estabilidade para revermos todo o nosso negócio de cima a baixo," comentou Kermode. "Isso vale desde os challengers até os torneios maiores. É assim que a gente vende o nosso esporte, produzi-lo na TV, toda essa arena digital."

Chris Kermode ainda citou um ponto importante em sua entrevista, o local dos próximos ATP Finals. A prioridade da ATP é definir se o torneio continuará em Londres ou se ele será sediado em outra localidade.

"É financeiramente importante para a ATP e para o circuito. É um dos eventos que nós somos proprietários. Será uma combinação de algo viável do ponto de vista financeiro e atrativo. Em caso de uma mudança, terá que ser em um mercado em ascensão, onde haja fãs e demanda necessária, portanto estamos analisando várias opções para não nos precipitarmos." 

Um dos pensamentos do ex-diretor do Queens Club é voltar com o sistema de pontuação para tenistas que vencerem os atletas mais bem ranqueados e aumentar o valor das premiações dos challengers, pois muitos tenistas reclamam que a premiação atual não cobre muitas despesas.

Alison Lee, Vice-Presidente do Grupo Internacional da ATP e responsável por essa categoria de torneios, falou sobre a nova proposta para os challengers. "Nós temos que injetar mais dinheiro nos challengers, não há dúvidas sobre isso. Claramente para os jogadores, eles estão usando de suas finanças para participar dos torneios," reiterou.

"Estamos tentando com que todos esses torneios subam do nível mais baixo. Agora, 40 mil dólares mais hospitalidade será a premiação mínima da categoria." A ATP visa aumentar esse valor para US$ 50 mil em até três anos.

Da redação

Publicado em 14 de Outubro de 2014 às 12:00


Notícias ATP