Hora da Verdade

Pressionado, Bellucci enfrenta australiano "rebelde" na estreia em Indian Wells para permanecer no top 40

Bernard Tomic será o primeiro rival do paulista, que defende os pontos das oitavas de final do ano passado; caso avance, Thomaz encara Gasquet


No pior início de uma temporada desde que passou a jogar os maiores eventos do circuito da ATP, o paulista Thomaz Bellucci tenta a volta por cima no Masters 1000 de Indian Wells, disputado nas quadras rápidas do Indian Wells Tennis Garden, na Califórnia. A competição traz boas recordações ao canhoto, que chegou às oitavas de final em 2012 perdendo apenas para o campeão Roger Federer em três sets.

Gaspar Nóbrega/Inovafoto
Bellucci terá que defender 90 pontos da campanha no ano passado, quando parou apenas em Federer em IW
Para essa edição, Bellucci, 38º do ranking, deverá, no mínimo repetir o resultado para não cair na lista da entidade. Na primeira rodada em Indian Wells, o número 1 do Brasil enfrenta o australiano Bernard Tomic, 35º da ATP, com quem duelou pela única vez em Stuttgart no ano passado com vitória para o paulista em sets diretos.

Porém, a realidade atual dos jogadores é completamente distinta. Enquanto Bellucci venceu apenas três dos nove jogos que disputou em 2013, Tomic conquistou seu primeiro título da jovem carreira no ATP 250 de Brisbane, em janeiro. O talentoso tenista de 20 anos, que perdeu recentemente sua carteira de motorista por excesso de velocidade no trânsito, é especialista nesse tipo de piso, o que deve dificultar as ações por parte do brasileiro.

Caso avance na chave, Bellucci poderá encontrar o francês Richard Gasquet, cabeça de chave 10 e que saiu de bye na primeira rodada. O paulista não traz boas lembranças de confrontos diante do adversário, que levou a melhor nas três ocasiões que jogaram - em Roland Garros e Montreal/2011 e Madri/2012.

Numa terceira fase, nomes como o argentino David Nalbandian ou o polonês Jerzy Janowicz, cabeça 24, são fortes candidatos a enfrentar o brasileiro. Nas oitavas, a vida do pupilo de Daniel Orsanic não deverá ser diferente com duelo provável diante do tcheco Tomas Berych, cabeça de chave 6.

Pela campanha de oitavas de final em 2012, Bellucci defende um total de 90 pontos em Indian Wells e um revés na estreia pode lhe custar um posto no top 40 da ATP. Ele é o único brasileiro na chave até aqui e pode ser acompanhado por Thiago Alves, que jogará a rodada final do qualifying nessa quarta-feira contra o russo Dmitry Tursunov.

Confira mais notícias sobre o Brasil no tênis...

Capitão responde a reclamação de Isner sobre barulho da torcida brasileira na Copa Davis: "o choro é livre"

+Raçudo, Thiago Alves confessa: "tenho uma Copa Davis no coração"

Na volta à elite da DavisBellucci abre série contra EUA diante de Querrey e Isner fecha a 6ª contra Thiago Alves

+"Concorrência" pelo Super Bowl e UFC pode ser trunfo para o Brasil na Copa Davis

+Peça-chave para os EUA, John Isner reclama do joelho e é dúvida para enfrentar o Brasil na Copa Davis

Brasil define equipe com Teliana Pereira e Bia Haddad para a disputa da Fed Cup na Colômbia

Thiago Alves é novidade e Brasil define equipe que enfrentará os EUA na Copa Davis em fevereiro

Marcelo Melo estreia nessa madrugada buscando redenção do país após fracasso em simples na Austrália

Apático, Bellucci lamenta péssima atuação na estreia e mantém tabu no Aberto da Austrália

ESPECIAL:Missão cumprida - Após nove anos de espera, o Brasil retorna ao Grupo Mundial da Copa Davis em grande estilo com vitória sobre a Rússia em São José do Rio Preto e já estipula maiores objetivos para poder competir com as melhores equipes do mundo a partir de 2013  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 6 de Março de 2013 às 06:00


Notícias