Mais Polêmica...

Prefeito de Versalhes diz que cidade é usada como "blefe" para manter Roland Garros

François de Mazieres criticou Federação Francesa por mudar sede do Aberto da França visando apenas à melhoria do complexo em Paris


Divulgação
Aberto da França é jogado no tradicional complexo de Roland Garros desde 1928
A possível mudança de local do segundo Major da temporada, o Aberto da França, já alcançou o estágio de polêmica no mundo do tênis. O prefeito de Versalhes, Françoise de Mazieres, concedeu declarações contundentes sobre a intenção da Federação Francesa de Tênis de transferir o tradicional torneio em Roland Garros para sua cidade.

Divulgação
Mazieres criticou Federação por usar Versalhes como "blefe" para manter Major em RG
O francês insistiu que o projeto deve ser utilizado pela entidade apenas para assegurar melhorias no complexo em Paris. Segundo a Federação, o Stade Roland Garros não tem espaço suficiente para assegurar um torneio do porte de um Grand Slam. A mudança de sede da competição seria uma solução a longo-prazo para o Slam francês. "Por muito tempo vem sendo sugerido que Versalhes seja usado como blefe da FFT, mas apenas para arrecadar fundos para melhorar o complexo de Paris", contou François de Mazieres ao jornal local Fígaro.

Com grandes campeões fazendo história no saibro parisiense como Guga, Bjorn Borg, Nadal, Agassi e FedererRoland Garros tem sido a casa do maior torneio em quadras de saibro desde 1928, porém tem sofrido muitas críticas por ser o menor local que abriga os quatro Majors da temporada. "Quanto mais trabalhamos nesta proposta, mais nós ficamos convencidos no cenário internacional que Versalhes é a solução correta pelo potencial das facilidades e proximidade com Paris", concluiu Mazieres.

Divulgação
Grand Slam francês teve grandes campeões no passado como Nadal, Guga e Federer
A Federação Francesa cogitou no ano passado a possibilidade de mover o evento exatamente para Versalhes, Gonesse ou uma região perto da Disneyland Europeia. A prefeitura parisiense apresentou em novembro de 2010 um projeto para manter Roland Garros como sede do Aberto da França. A ideia era criar um complexo polivalente junto ao recinto da Porte d'Auteuil para que o complexo pudesse comportar outras atividades. A cidade parisiense cogita a possibilidade de construir uma nova quadra para cinco mil pessoas, que possa ser utilizada durante todo o ano, e não apenas durante os 15 dias de torneio. Há a expectativa de que a entidade possa anunciar a decisão final no próximo domingo. 

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Corretja cogita possibilidade de Murray participar do ATP de Barcelona

+ No Sauípe, Bellucci e Mello tentam pôr novamente dois representantes na semi de ATP

+ Nadal e Wozniacki encabeçam lista para o fortíssimo Torneio de Miami

+ Masters 1000 de Monte Carlo promoverá exibição entre Wozniacki e Schiavone

+ Sampras elogia Monfils, mas admite que francês terá trabalho na luta por Major

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 10 de Fevereiro de 2011 às 14:11


Notícias