Tô Chegando

Novo n° 2, Andy Murray acredita em briga pela liderança com Djokovic: "posso ir mais alto"

Britânico superou pontuação de Federer com título em Miami, mas ainda está longe de sérvio na ponta; David Ferrer voltou ao top 4 com vice na Flórida


Após a maratona de quase três horas debaixo do sol forte de Miami, o britânico Andy Murray pôde, enfim, comemorar seu bicampeonato no torneio da Flórida. De quebra, o triunfo por 2/6, 6/4 e 7/6(1) colocou o escocês de 25 anos de volta à vice-liderança do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) pela 1ª vez desde 2009, quando ocupou o cargo por um breve período de quatro semanas.

Ron C Angle (TPL)
Após o título em Miami, Andy Murray entra, de vez, na briga pelo posto de número 1 do ranking
O britânico somou 400 pontos de seu segundo caneco em Miami e foi a um total de 8.750 pontos, ultrapassando os 8.670 de Roger Federer, que acabou não jogando a competição no Crandon Park, em Key Biscane. Ainda é longe se for traçado a meta de superar o sérvio Novak Djokovic, que lidera, com folga, na margem de 13.280 pontos.

No entanto, Murray, que superou o adversário sérvio na final do US Open do ano passado, crê que o trabalho sério e a consistência possam ser fundamentais para alcançar tal façanha. "Para mim, não muda muita coisa [ser número 2], mas o fato de eu estar subindo no ranking é um bom sinal, tenho ganhado muitas partidas. Minha consistência melhorou nos últimos meses, e o ranking obviamente reflete isso. Então tentarei e seguirei trabalhando duro no saibro e quem saiba possa ir mais alto", declarou em coletiva pós-final.

Além de Murray, outro que se beneficiou da campanha no segundo Masters 1000 da temporada foi o finalista David Ferrer. O espanhol, que teve match point para se tornar o primeiro tenista de seu país a vencer o evento em Miami, ultrapassou o compatriota Rafael Nadal e retornou ao top 4 da entidade. Ferrer possui 7.050 pontos contra 6.385 de Nadal.

William Lucas/Inovafoto
Fabiano de Paula jogou bem na Colômbia e obteve melhor ranking da carreira
Outra mudança no top 10 foi a subida do francês Richard Gasquet. Semifinalista na Flórida, ele rebaixou o sérvio para o 10º posto e foi ao nono lugar, logo atrás de seu compatriota Jo-Wilfried Tsonga. O alemão Tommy Haas, experiente tenista de 35 anos e que mostrou grande forma em Miami, eliminando Djokovic e indo à semifinal do torneio, ascendeu quatro postos e está em 14º lugar.

Thomaz Bellucci, número 1 do Brasil e que chegou até a terceira rodada, manteve a 40 posição da ATP. Rogério Dutra Silva e João Souza subiram na classificação e se aproximaram do top 100. Rogerinho está, agora, em 111º lugar, um ponto à frente de "Feijão", em 113°.

O gaúcho Guilherme Clezar entrou para o top 200 da entidade, ocupando exatamente a 200ª colocação e outro destaque foi o carioca Fabiano de Paula, que com as quartas no Challenger de Pereira, estacionou em 233º lugar, sua melhor posição no ranking.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Amplo favorito, Djokovic pode se tornar 1º tricampeão seguido em Miami desde André Agassi

Djokovic pode ter Del Potro novamente pelo caminho em busca do tetra no Masters 1000 de Miami

+Jornal americano revela que Djokovic e Cia sabem pouco das regras do tênis

+Djokovic revela que seu pai esteve próximo da morte e exalta força mental para superar doença

+Jornal sugere que Bernard Tomic estaria envolvido com gangue de motoqueiros na Austrália

+Djokovic admite ter visto jogos de Nadal no Brasil e avisa que pode vencê-lo em Roland Garros

+Djokovic faz parada "importante" antes de ir para Dubai e assiste a Milan e Barça na Champions League

+Djokovic dispara contra quadra na Bélgica para a Copa Davis: "a pior em que já joguei"

+República Tcheca vai com Berdych e Stepanek contra Suíça sem Federer na estreia da Copa Davis

ESPECIAL:Quase um "Grand Slam" latino -O Masters de Miami, chamado de o "quinto Grand Slam", é muito badalado. A seguir, damos dicas para você curtir a cidade mais latina dos Estados Unidos durante o torneio (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 1 de Abril de 2013 às 07:34


Notícias