Críticas

Navratilova enche Kvitova de elogios e ataca Wozniacki: 'Ela não é a verdadeira número 1'

Dona de 18 Majors em simples pôs em cheque validade do ranking atual e disse que tcheca merece estar no topo da WTA no lugar de dinamarquesa


© Ben Solomon/Tennis Australia
Para Navratilova, Kvitova (foto) tem potencial para ser a nova dominante do tênis feminino
A lenda do tênis Martina Navratilova acredita que Petra Kvitova será a atleta que se destacará no circuito feminino em 2012. Para a dona de incríveis 18 títulos de Grand Slam em simples, a atual número 2 do mundo tem habilidade para se tornar a campeã dominante que a WTA não teve nos últimos anos.

Após ver a vitória de Kvitova sobre Ana Ivanovic nesta segunda-feira em Melbourne, a ex-tenista de 56 anos disse que a tcheca tem um jogo completo e não vai demorar para assumir a ponta também do ranking da entidade. "Petra [Kvitova] consegue mudar a direção da bola muito bem dos dois lados. Ela tem muita força", disse Navratilova.

"Hoje ela estava muito bem no serviço. Ela servia plano no 'T' no lado da vantagem ou aberto no lado do iguais. Ela fazia o saque quique no segundo serviço, assim como usava o com slice, então era uma grande variação no saque", explicou a norte-americana.

A atitude de Kvitova, que pode sair com o posto de número 1 do ranking após o Aberto da Austrália, também foi comentada por Navratilova em coletiva, nesta segunda, no complexo de Melbourne Park. "A atitude dela é fantástica. Hoje, ela furou um smash - foi embaraçoso (Confira a jogada abaixo - 0'48"). Se fosse há alguns anos ou mesmo no ano passado, ela perderia estes jogos ou a concentração. Mas, agora, ela se mantém focada. Ela é forte. Estou feliz que não seja eu do outro lado da rede", declarou.

Por fim, Navratilova aproveitou para comparar o sistema de ranking do passado com o utilizado na atualidade. Para ela, Kvitova já seria a atual líder da WTA em comparação com Caroline Wozniacki, a atual número 1. "É evidente que ninguém sente que a Wozniacki é a verdadeira número 1. Se tivéssemos o mesmo sistema de ranking que usávamos há seis anos quando davam bônus por bater as jogadoras, Kvitova teria terminado o ano como número 1, porque ela bateu mais jogadoras top do que Wozniacki", analisou.

"Pesa muito a questão de quantidade e não a qualidade. No ano passado, Petra igualou, teve dois títulos importantes - Wimbledon e o WTA Championship. A Fed Cup não conta. Na Copa Davis, as partidas contam e na Fed Cup, não. Então, é como se Kvitova fosse penalizada em cada passo. Em 2011, Wozniacki foi a número 1 porque conseguiu, de longe, o melhor registro, mas nunca nos Grand Slams. Caroline não precisa explicar por que ela é número 1, é a WTA que precisa explicar isso", concluiu Navratilova.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Anna Kournikova é flagrada de "barriguinha" e pode estar grávida de Enrique Iglesias

Sharapova se irrita em coletiva na Austrália após perguntas sobre o fim do mundo em 2012

Incomodada com insetos, Serena pede para não jogar mais partidas à noite emMelbourne

Decepcionada, Stosur lamenta incômodo tabu na Austrália: ''Não consigo explicar''

"Dorminhoca", Wozniacki agradece jogo rápido de Federer em sessão noturna naAustrália

Com pose de modelo, Serena desfila com novo vestido que usará no Australian Open

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012   (Confira!)

Da redação

Publicado em 23 de Janeiro de 2012 às 08:38


Notícias