Méritos

Nadal volta a cutucar ITF e aponta união como arma do sucesso da Espanha na Davis

Rafa lamentou que entidade não defenda mais os interesses dos atletas, mas ficou feliz por ótimo ambiente do grupo durante vitória contra a França


Divulgação
Nadal defendeu seu país em Córdoba e ajudou a Espanha a chegar mais uma final da Copa Davis
Campeã em 2000, 2004, 2008 e 2009, além de vice em 2003, a Espanha se classificou para decisão da Copa Davis novamente no último domingo. Responsável pelo ponto decisivo na semifinal diante da França, Rafael Nadal atribuiu o sucesso da equipe à união entre os jogadores e não deixou de criticar novamente a ITF (Federação Internacional de Tênis).

"Vários fatores têm que coincidir, primeiro ter uma grande geração de jogadores. Graças ao sacrifício de muita gente e pela excelente relação entre os tenistas, é possível que continuemos unidos e com chances de ganhar. No vestiário, não me sinto mais especial que David Ferrer, Feliciano [Lopez] ou Verdasco", afirmou.

Na semifinal diante da França, encerrada neste domingo em Córdoba, Nadal venceu Richard Gasquet e Ferrer superou Gilles Simon no primeiro dia. Michael Llodra e Jo-Wilfried Tsonga venceram Feliciano Lopez e Fernando Verdasco nas duplas, mas no domingo Nadal e Verdasco superaram Tsonga e Gasquet, respectivamente.

Divulgação
Espanhol festejou ambiente com os amigos e disparou contra calendário da ITF
"No hotel, subo para o quarto só para dormir. Eu gosto de estar com as pessoas. Nos torneios individuais, é mais difícil que isso aconteça, porque cada um tem seus horários. Aqui, podemos fazer uma vida conjunta e isso me ajuda. Gostaria que fosse sempre assim. É mais divertido e a semana passa mais rápido", disse Nadal.

Divulgação
Rafa e Cia tenta conquistar o quinto título do país na Davis
No momento de comemorar o triunfo decisivo sobre Tsonga, o tenista voltou a disparar contra a ITF. Em uma prova do calendário estafante do circuito, o sérvio Novak Djokovic abandonou o confronto com o argentino Juan Martin Del Potro na semifinal e saiu de quadra chorando neste domingo.

"Foi um bom jogo. Tenho que agradecer a Espanha e a Córdoba por esse ambiente que só é possível viver na Copa Davis. É uma pena que na ITF não tentem defendê-la mais. O formato está errado, são muitas coisas, mas não há tempo para explicar na televisão", criticou.

A briga pelo título entre Argentina e Espanha é uma reedição da final de 2008, quando os espanhóis levaram a melhor em Mar del Plata. A vitória dos sul-americanos sobre os sérvios satisfez Nadal. "Vamos jogar em casa e tenho mais amigos na Argentina do que na Sérvia", encerrou.

Confira as últimas notícias sobre a Copa Davis...

+ Capitão brasileiro minimiza nova derrota na Davis e promete time mais forte para 2012

+ Frustrado, Bellucci admite que sonhou com vitória decisiva: "Só dependia de mim"

Capitão brasileiro se empolga com Bellucci: "Ele pode ganhar de qualquer um"

Nadal vê Espanha perto de mais uma final na Davis e diz que prefere encarar Argentina

Bellucci mostra confiança e espera vitória nas duplas para pôr pressão na Rússia

ESPECIAL:Na trave, de novo... - Brasil abre 2 a 0 no primeiro dia, mas toma virada espetacular dos indianos e perde mais uma chance de ouro de voltar ao Grupo Mundial (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2011 às 07:06


Notícias