Confirmado

Nadal será o porta-bandeira da Espanha nas Olimpíadas de Londres

Tenista concorria com velejadores e ciclista pela honra de liderar delegação na cerimônia de abertura dos Jogos, que será realizada no dia 27 de julho


Os desejos de Rafael Nadal em desfilar no Estádio Olímpico de Londres, no dia 27 de julho, à frente da delegação espanhola se tornaram realidade. Nesta terça-feira, o Comitê Olímpico Espanhol (COE) oficializará seu nome para ser o porta-bandeira do país nos Jogos Olímpicos de 2012.

Ron C Angle (TPL)
Nadal terá a honra de carregar bandeira espanhola em Londres, em julho
Em uma reunião, no próximo dia 28 deste mês, a entidade introduzirá uma cláusula pela escolha de Nadal para ser porta-bandeira - melhor currículo olímpico segundo a norma - e que não se pode repetir a experiência do mesmo atleta em Jogos consecutivos, em razão de uma decisão mais plural.

Segundo as tradições, o escolhido é o atleta com mais conquistas nos Jogos. Dessa forma, o canoísta David Cal seria o eleito, já que possui quatro medalhas - duas de prata em Pequim/2008, e uma de ouro e prata em Atenas/2004.

Nadal, hexacampeão de Roland Garros e maior tenista espanhol da história, concorria com os velejadores Xavi Fernández e Iker Martínez, integrantes da classe 49er. No entanto, a distância do local da competição em relação à cerimonia de abertura (a competição será em Waymouth, a cerca de 200km de Londres) fez com que o Cômite Espanhol mudasse de ideia, visto que os atletas ficariam cansados para a regata, que acontece nos dias posteriores. 

Como Nadal não estreia nos primeiros dias, e talvez jogue apenas uma partida de duplas, acabou sendo o nome escolhido, após disputa acirradíssima com o ciclista Samuel Sánchez, outro medalhista de ouro em Pequim/2008.

Nadal é o atual campeão olímpico nas simples e brigará pelo bicampeonato na competição que será sediada nas quadras de grama em Wimbledon, torneio mais charmoso do circuito profissional, onde o atleta venceu duas vezes (2008 e 2010).

E MAIS:Após voto de confiança do tio, Nadal disputa com velejadores para ser porta-bandeira nas Olimpíadas

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+Nadalcritica "brincadeira" de TV francesa e tio do tenista cutuca: "São tantos anos sem ganhar Roland Garros"

Nadal se diz orgulhoso por levar Djokovic ao limite e reconhece: "Foi a derrota menos dolorida"

Nadal prega respeito contra Federer às vésperas da semi na Austrália e vai confiante para duelo "especial"

Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic

Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"

ESPECIAL: Número um dourado - Em 2008, após longa espera, Nadal assumia a ponta do ranking, com todos os méritos. O ouro nas Olimpíadas de Pequim foi a "cereja do bolo"  (Confira!)

Da redação

Publicado em 6 de Março de 2012 às 06:29


Notícias