Duelo de Gigantes

Nadal prega respeito contra Federer às vésperas da semi na Austrália e vai confiante para duelo "especial"

Espanhol lidera confronto direto por 17 a 9, mas se preocupa com ótima forma do rival; último duelo foi vencido facilmente por Federer no ATP Finals


© Ben Solomon/Tennis Australia
Nadal está confiante para jogo diante de Federer nas semifinais do Australian Open
Rafael Nadal declarou após conseguir a classificação para as semifinais do Australian Open que a única forma de bater Roger Federer, seu eterno rival no circuito, é jogar de igual para igual e ter mais intensidade e agressividade do que apresentou na partida contra Tomas Berdych nesta terça-feira, que, para o espanhol, já apresentou pontos positivos.

"Comecei nervoso, mas pouco a pouco fui melhorando. O segundo set poderia ter vencido antes e não o ganhei. Depois sofri porque tive set point contra no tie-break. Por sorte, pude salvá-lo e o ponto seguinte joguei muito bem para ganhar o set. A partir dali, mesmo tendo iniciado 2/0 abaixo na terceira parcial, já estava atuando de outra maneira, mais tranquilo, mais agressivo e terminei de forma brilhante", analisou Nadal.

"Eu e Federer nos conhecemos muito bem. Sei que terei que jogar outra vez de forma agressiva, como ele jogou no ATP Finals de Londres [o suíço venceu na fase de grupos por rápidos 6/3 e 6/0]. Eu tenho que estar mais vivo de pernas, muito mais agressivo e jogar com uma intensidade com que não joguei naquele dia", completou.

Contra Federer, Nadal lidera o retrospecto com 17 vitórias em 26 confrontos disputados e o número 2 do mundo afirmou que já está na expectativa para o duelo, em que considera muito "especial". "Jogamos muitas partidas e todas elas em momentos muito importantes para nossas carreiras e momentos muito altos. O jogo é especial. Eu não sei quantos jogos foram até hoje, mas a maioria era final ou semifinal, portanto todos os jogos contra ele são especiais."

© Ben Solomon/Tennis Australia
Federer está em grande forma até aqui no Aberto da Austrália e chega sem perder sets à semifinal
Nadal também enfatizou a campanha fantástica do rival desde a reta final de 2011, em que conquistou três títulos, incluindo o pentacampeonato do ATP Finals. "Federer está jogando muito bem. Ele teve um final fantástico de temporada no ano passado. Então, virá confiante para partida. Sei que será difícil para mim, mas vou tentar", apostou o espanhol.

A última e única vez em que os dois se enfrentaram no primeiro Grand Slam da temporada aconteceu em 2009. Na decisão,Nadal triunfou em cinco sets e faturou a coroa em Melbourne, inédita até hoje.

E MAIS:Após vitória tranquila, Nadal admite fortes dores no joelho às vésperas de estreia: 'Foi a pior sensação possível'

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Recuperado do ombro, Nadal garante estar em 'perfeitas condições' para o Australian Open

Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic

"Superar Borg em Roland Garros é uma grande motivação", espera Nadal em 2012

Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"

Nadal e tio vendem ações do Mallorca a acionista após críticas contra time espanhol

Nadal revela divergências com Federer no Conselho da ATP e se diz a favor de ranking de dois anos

Nadal planeja se casar em 2012, aposta imprensa espanhola

ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 24 de Janeiro de 2012 às 14:11


Notícias