Australian Open 2012

Nadal evita aconselhar Murray para jogo contra Djokovic: 'Afinal, perdi os últimos 6 jogos'

Espanhol avançou à final em Melbourne ao bater Federer em quatro sets e pode duelar contra carrasco de 2011; Nole joga semifinal nesta sexta-feira


© Ben Solomon/Tennis Australia
Nadal bateu pela 18ª vez Federer no circuito e avançou à final do Australian Open
No 27º encontro no circuito, Rafael Nadal mostrou o porquê de ter se saído vencedor em 18 vezes contra Roger Federer. Nesta quinta-feira, o número 2 do mundo avançou à final do Aberto da Austrália ao vencer o rival por 3 sets a 1, com parciais de 6/7(5), 6/2, 7/6(5) e 6/4, em 3h42min.

Mesmo com vantagem sobre Federer no retrospecto, Nadal precisou se superar para mudar o panorama do início da partida. O suíço, atual número 3 do ranking, começou com tudo o primeiro set, abrindo 3/0. No entanto, Nadal se recuperou e levou a parcial ao tie-break, onde Federer acabou levando a melhor por 7/5.

No segundo set, a história parecia se repetir, com Federer derrubando o serviço de Nadal logo no início. Porém, a partir dali, a velocidade e regularidade do hexacampeão de Roland Garros falou mais alto e o adversário não tinha a mesma confiança. Ao final do encontro, foram 63 erros não-forçados do suíço, contra apenas 34 do regular espanhol.

© Ben Solomon/Tennis Australia
Nadal não quis dar dicas a Murray porque vem sendo 'freguês' de Djokovic (foto) - em 2011, espanhol perdeu os 6 jogos
Após a partida, Rafa reconheceu o bom nível apresentado diante do mais que conhecido adversário. "É sempre um prazer ter pela frente um tenista de jogo tão completo como Federer. Espero que ele tenha uma ótima temporada, ele merece isso", disse o jogador, que foi campeão em Melbourne há três temporadas.

Em busca do 11º Major de sua coleção, Nadal enfrentará o vencedor da outra semifinal entre o sérvio Novak Djokovic, atual campeão do torneio, e o britânico Andy Murray. Contra o número 1 do mundo, seria a oportunidade de Nadal reverter o confronto direto recente - em 2011, o espanhol foi derrotado por Nole nas seis oportunidades que se cruzaram.

Na entrevista pós-jogo desta quinta, Nadal brincou com Jim Courier, ex-tenista que conversa com os jogadores após as partidas pela TV americana ESPN, e disse que não vai aconselhar Murray para amanhã por seu retrospecto ruim contra Djokovic. "Ele [Murray] precisa ser mais agressivo do que é, mas não sei se ele vai acreditar nas minhas dicas, afinal perdi as últimas seis partidas para Djokovic", concluiu.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Nadal prega respeito contra Federer às vésperas da semi na Austrália e vai confiante para duelo "especial"

Recuperado do ombro, Nadal garante estar em 'perfeitas condições' para o Australian Open

Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic

"Superar Borg em Roland Garros é uma grande motivação", espera Nadal em 2012

Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"

Nadal e tio vendem ações do Mallorca a acionista após críticas contra time espanhol

Nadal revela divergências com Federer no Conselho da ATP e se diz a favor de ranking de dois anos

Nadal planeja se casar em 2012, aposta imprensa espanhola

ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 26 de Janeiro de 2012 às 11:38


Notícias