Resposta

Nadal critica "brincadeira" de TV francesa e tio do tenista cutuca: "São tantos anos sem ganhar Roland Garros"

"É triste ver uma campanha que vai contra tudo que você sofreu para conquistar. Não é algo contra mim, e sim contra a Espanha", declarou Rafa


Rafael Nadal, finalmente, resolveu dar sua versão quanto ao vídeo veiculado pelo Canal + França em que duvida da capacidade física dos atletas espanhóis, principalmente do número 2 do mundo. Para ele, tais "insinuações inaceitáveis e prejudiciais ao esporte espanhol", condenadas pela Federação Espanhola de Tênis (RFET), são lamentáveis.

Ron C Angle (TPL)
Nadal reclamou de vídeo de TV francesa em que insinuava doping dos atletas espanhóis
"Não se trata de algo contra mim, e sim contra a Espanha em geral", declarouNadal. "É triste ver uma campanha deste tipo, que vai contra tudo o que você sofreu para conquistar", completou o atleta, que negou utilizar recursos ilegais ou drogas em prol de seu desempenho em quadra. "Posso garantir que não há nada de pílulas e seringas ou qualquer coisa do tipo". 

O comercial em questão do programa 'Les Guignols de I'Info (Marionetes das Notícias, em francês) mostra Nadal (bonecos criados por animação computadorizada) tomando uma garrafa de água em um posto de gasolina e, logo depois, abastece seu carro com sua própria urina. O personagem depois foi parado pela polícia por excesso de velocidade.

Ao término da atração, o vídeo traz a seguinte mensagem: "Atletas espanhóis, eles não vencem por acaso". Além disso, foi exibida na tela ao lado dos logotipos da RFET e de várias outras federações esportivas espanholas, incluindo as de futebol e ciclismo

A acusação vem depois que o ciclista Alberto Contador foi suspenso por dois anos na última segunda-feira. Nadal não perdoou a atitude. "É um tipo de humor que por um dia tudo bem, mas se é repetido muitas vezes, não está correto e acredito que tenha ultrapassado um pouco a linha", afirmou. "Não acho que seja apenas um veículo, é uma campanha generalizada feita pelo país vizinho", disse o hexacampeão de Roland Garros.

A entidade espanhola anunciou, na última quarta-feira, que processará o canal francês. "Os limites de tolerância foram excedidos, e nós não podemos ignorar essa difamação a nossos atletas", disse o presidente José Luis Escañuela. Para Nadal, a razão do sucesso dos atletas de seu país é o trabalho duro de vários anos. Como exemplo, citou o amigo Contador. "Creio que ele e todos os esportistas são trabalhadores honestos e têm chegado aqui pelo espírito de superação e a motivação de ganhar", analisou.

Reprodução
Vídeo de Nadal veiculado pelo Canal + França
Para o tio de Rafa, Toni Nadal, que já havia ironizado a imprensa francesa nos últimos dias pelo ocorrido, a explicação pelas "gracinhas" é o longo jejum dos "Blues" no seu maior torneio. "O que mais incomoda é tantos anos sem ganhar Roland Garros. E acredito que vão ficar mais anos sem consegui-lo", respondeu.


No tênis, os espanhóis faturaram 11 troféus em Roland Garros, Grand Slam disputado na França, desde 1983, quando Yannick Noah se sagrou campeão. Nadalficou com seis destes 11 canecos. A Espanha ainda tem mostrado domínio no futebol, com os títulos da Eurocopa e da Copa do Mundo, essa última há dois anos, e a hegemonia do Barcelona.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Imprensa levanta suspeitas e Nadal está sendo investigado por sonegação de impostos na Espanha

Nadal se diz orgulhoso por levar Djokovic ao limite e reconhece: "Foi a derrota menos dolorida"

Nadal prega respeito contra Federer às vésperas da semi na Austrália e vai confiante para duelo "especial"

Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic

Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"

Nadal revela divergências com Federer no Conselho da ATP e se diz a favor de ranking de dois anos

Nadal planeja se casar em 2012, aposta imprensa espanhola

ESPECIAL:A era dos superatletas - Entenda como funciona o controle antidoping e como os atletas devem se prevenir para não serem pegos por tomar medicamentos que contenham substâncias proibidas  (Confira!)

Da redação

Publicado em 10 de Fevereiro de 2012 às 06:50


Notícias