Réplica

Humoristas de canal francês defendem direito à caricatura de Nadal: "É liberdade de criação"

Canal + declarou que não recebeu notificação de denúncia da RFET e disse que objetivo do programa é buscar sátira com atletas de todos os países


Os responsáveis pelo programa 'Les Guignols de I'Info (Marionetes das Notícias, em francês), que serão processados pela Federação Espanhola de Tênis (RFET) por emitir um vídeo em que insinuam que os atletas da Espanha vencem por conta de jogarem dopados, defenderam o direito a caricaturas e sátiras.

© Ben Solomon/Tennis Australia
Canal francês divulgou vídeo em que sugeria doping de Nadal, o que provocou ira na mídia espanhola
"Os responsáveis pelo programa não entram em polêmicas, porque se fizessem isso nunca mais parariam. A cada dia, há pessoas descontentes com suas paródias", declarou um porta-voz do canal + França.

"O programa busca a sátira e a caricatura, e nesse trabalho a televisão lhes dá liberdade absoluta de criação. A caricatura é uma tradição francesa, o programa faz isso há muitos anos", completou.

Os humoristas do canal recordaram que os atletas franceses também foram alvo de sátiras no passado, como o manifesto de uma famosa paródia sobre o ciclista Richard Virenque no escândalo de doping envolvendo a equipe Festina. O atleta era picado por um mosquito que, após absorver seu sangue, apresentava atitudes fora do normal.

Reprodução
Imagem da sátira de programa do Canal + em que mostra que os atletas espanhóis poderiam jogar dopados
A exibição da sátira aos espanhóis, relacionada à punição de dois anos imposta ao ciclista Alberto Contador, tricampeão da Volta da França, por doping, provocou uma forte repercussão na Espanha, enquanto na França passou quase que despercebida.

No vídeo, o apresentador afirma que, após a suspensão de Contador, "resta à Espanha apenas um atleta acima de qualquer suspeita", em referência a Rafael Nadal, número 2 do mundo. O vídeo mostra Rafa tomando uma garrafa de água e o líquido que ingeria, o utilizava como combustível de seu carro. O veículo passava a correr mais do que o permitido, sugerindo algo de "anormal" na bebida.

Além disso, ao final da atração, o canal francês divulga uma frase com a seguinte legenda: "Esportistas espanhóis, eles não ganham por acaso." O porta-voz revelou que ainda não foi notificado da denúncia da RFET e que, quando o canal for avisado, serão seus advogados que se pronunciarão.

O presidente da entidade espanhola, José Luis Escañuela, justificou o processo dizendo que "chegou o momento de impor certos limites". O dirigente anunciou "ações legais" contra o Canal + França, "por utilizar de forma irregular o anagrama e o logotipo da Federação."

"Chegar a alcançar o status que atualmente tem o esporte espanhol não é nenhum presente. O que foi alcançado se tornou possível por meios lícitos, e não podemos permitir que ninguém insinue o contrário", declarou Escañuela.

E MAIS I: Federação Espanhola denunciará rede de TV francesa por divulgar vídeo de suposto doping de Nadal

E MAIS II:TV francesa causa polêmica ao divulgar vídeo insinuando doping deNadal

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Imprensa levanta suspeitas e Nadal está sendo investigado por sonegação de impostos na Espanha

Nadal se diz orgulhoso por levar Djokovic ao limite e reconhece: "Foi a derrota menos dolorida"

Nadal prega respeito contra Federer às vésperas da semi na Austrália e vai confiante para duelo "especial"

Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic

Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"

Nadal revela divergências com Federer no Conselho da ATP e se diz a favor de ranking de dois anos

Nadal planeja se casar em 2012, aposta imprensa espanhola

ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 9 de Fevereiro de 2012 às 07:31


Notícias