Crise sem Fim

Na pior fase da carreira, Bellucci decide terminar parceria com técnico argentino

Relação com Daniel Orsanic começou em 2011 e rendeu um título para o canhoto. Fernando Meligeni afirma que maus resultados são culpa do tenista, e não do ex-mentor


São Paulo (Brasil) - A parceria entre Daniel Orsanic e Thomaz Bellucci chegou ao fim. Essa informação é do ex-tenista Fernando Meligeni, hoje comentarista dos canais ESPN. No programa Sportscenter, dessa segunda-feira, Fininho afirmou que havia conversado com o treinador argentino e o trabalho contínuo dos dois não seria possível daqui para frente.

Bellucci ficou quase dois anos sob orientação de Daniel Orsanic

"Conversei agora pouco com o Daniel [Orsanic], treinador, ou o ex-treinador né. E deve sair nos próximos dias que ele e o Thomaz [Bellucci] se separaram", revelou Meligeni. Em um primeiro momento, pela vontade do Thomaz. Mais uma vez, o Thomaz terá que sair atrás de um treinador", revelou Meligeni.

O relacionamento técnico entre Bellucci e Orsanic, ex-jogador argentino da década de 1990, começou no final de 2011, quando o paulista tinha rompido laços com Larri Passos, ex-treinador de Gustavo Kuerten. A parceria não teve motivos para comemorar no começo do ano passado, com campanhas aquém do esperado, porém no segundo semestre tudo melhorou.

Foi um título para a conta dos dois - no ATP 250 de Gstaad -, um vice-campeonato do ATP de Moscou e uma semifinal do ATP de Stuttgart. Bellucci manteve-se dentro do top 40 até meados desse ano quando uma lesão no abdômen o tirou de ação no fim de abril. Com isso, Roland Garros e Wimbledon ficaram fora de seu calendário.

Desde que retornou às quadras após esse problema físico, o canhoto de Tietê amargou nove derrotas consecutivas. E pior - uma tendinite no ombro pode fazê-lo encerrar as atividades cedo em 2013, a temporada mais conturbada desde que despontou no circuito.

Orsanic é o quinto técnico que Bellucci dispensa de sua equipe - ele começou a carreira com Leandro Afini, seguido de Léo Azevedo, João Zwetsch, Larri e Orsanic. Hoje ele não está mais dentro do top 100, ocupando apenas a 118ª posição do ranking. Sua melhor classificação foi o 21° lugar em julho de 2010.

Para Meligeni, o problema de Bellucci não são os técnicos com quem trabalhou, mas sim sua relação com os mesmos. "Vamos dar espaço ao Thomaz para falar os motivos que fizeram com que ele dispensasse o Daniel, de tomar essa decisão de mudar de treinador, mas é preocupante. Eu não acredito que no tênis acontece a mesma coisa que no futebol, de se estar com maus resultados deve mandar embora o treinador. A responsabilidade sempre é do tenista quando existe um mau resultado", encerrou Fininho. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 23 de Setembro de 2013 às 17:56


Notícias Thomaz Bellucci parceria fim técnico argentino Daniel Orsanic Fernando Meligeni derrotas ranking