Reviravolta

Murray confirma ótima fase, assume 3º lugar e impõe pior ranking para Federer em 8 anos

Britânico ultrapassou suíço após título em Xangai e mantém invencibilidade nos últimos 16 jogos; Federer não saía do top 3 desde Wimbledon/2003


Divulgação
Murray conquistou o bi no Masters de Xangai e ultrapassou Federer no ranking
O ranking da ATP confirmou Andy Murray na terceira colocação da tabela após defender seu título no Masters 1000 de Xangai, no domingo. Sem somar pontos na semana, o britânico foi beneficiado pela perda de 600 pontos de Roger Federer por não ter jogado o evento em 2011 e, assim, tomou o posto do suíço nessa segunda-feira.

Dessa forma, Murray prova estar passando por seu melhor tempo na temporada com 16 vitórias consecutivas, e 25 nos últimos 26 jogos. O último revés ocorreu na semifinal do US Open para Rafael Nadal em quatro sets.

Divulgação
Suíço saiu do top 3 pela primeira vez desde que venceu em Wimbledon, em 2003
Depois disso, o escocês de 24 anos emplacou uma perfeita campanha na turnê pela Ásia, com títulos em Bangkok, Tóquio e, finalmente, em Xangai. É bom lembrar o título no Masters 1000 de Cincinnati, em agosto, torneio anterior ao último Grand Slam do ano.

Apesar de já ter chegado à vice-liderança da entidade e permanecido nessa colocação por três semanas há dois anos, Murray nunca terminou uma temporada acima do quarto lugar da ATP.

Dessa forma, o Masters 1000 de Paris e a ATP Finals se tornam primordiais para os planos do britânico em terminar atrás apenas de Novak Djokovic e Nadal. O sérvio e o espanhol mantiveram suas posições na lista dessa semana, com Djokovic à frente por 3.485 pontos. 

Por sua vez, Federer dá mais uma amostra do mau momento que atravessa no circuito e cai para o quarto lugar, seu pior desempenho nos últimos oito anos. O jogador da Basileia esteve, pelo menos, em terceiro desde que venceu o primeiro de seus 16 Majors na carreira, em Wimbledon, no ano de 2003. 

Marcelo Ruschel/ POA Press
Feijão desceu um posto na ATP e lidera o Brasil no Pan de Guadalajara nessa semana
Na quinta colocação, aparece David Ferrer, seguido de Soderling, Tomas Berdych e Mardy Fish, que tomou o oitavo lugar do francês Jo-Wilfried Tsonga. O compatriota de Tsonga, Gael Monfils fecha o top 10.

Após as semifinais em Xangai, o espanhol Feliciano Lopez avançou sete postos e chegou ao 21º lugar. Outro semifinalista que também tem motivos para sorrir nessa segunda é o japonês Kei Nishikori, que subiu 17 posições e chegou à 30ª colocação, melhor posição de um tenista do Japão na história.

O Brasil não viu muitas alterações, com Thomaz Bellucci descendo um lugar e estacionando na 36ª posição. João Olavo Souza, o Feijão, desceu um posto também e parou em 106º, Ricardo Mello manteve o 112º lugar e Rogério Dutra da Silva subiu três colocações e é o novo 116º. Os três últimos vão disputar a partir dessa terça-feira os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Kei Nishikori faz história pessoal em Xangai e confirma grande momento do tênis japonês

Após virada em Xangai, Ferrer carimba vaga e é o segundo espanhol na ATP Finals

Na China, Roddick dá indireta em repórter "abusado" com pergunta sobre aposentadoria

Após primeiro título do ano, Tsonga reafirma objetivo e fica mais perto do ATP Finals

Tipsarevic adere ao estilo "bad boy" e fica apenas de cueca em ensaio de grife

ESPECIAL: Andy Murray - A mais nova sensação do circuito masculino quer mostrar que o tênis do Reino Unido ainda pode formar grandes campeões(Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Outubro de 2011 às 04:47


Notícias