Estratégia

Atrás de Djokovic, Nadal recorre à medicina e faz "teste de suor" para melhorar hidratação

Espanhol se submeteu a teste para melhorar rendimento e se juntou a Nole, que aprimorou sua performance com ação de evitar glúten na dieta


Divulgação
Em teste, Nadal se exercitou em condições muito parecidas com as partidas em Córdoba pela Copa Davis
Depois de Novak Djokovic realizar exames que detectaram que era alérgico ao glúten, foi a vez de Rafael Nadal recorrer à medicina tentando melhorar o rendimento em quadra. Segundo melhor jogador na atualidade, o espanhol se submeteu a um "teste de suor" e agora espera pelos resultados que servirão como conselhos sobre as melhores estratégias de reidratação e nutrição antes e no decorrer das partidas.

O exame de Nadal foi realizado na Faculdade de Ciências do Esporte de Toledo e comandado pelo professor Ricardo Moro. Em reportagem publicada nesta terça-feira no diário As, o médico explicou que o tenista se exercitou em condições de bastante calor - similares às que ele encontrou em Córdoba, onde comandou a vitória da Espanha sobre a França no último fim de semana, pela semifinal da Copa Davis.

No laboratório se mediu a capacidade do atleta de dissipar calor por meio do suor e se observou como se elevava a temperatura corporal. Nos próximos dias também serão analisados a composição do suor do jogador e o estado de hidratação inicial antes dos exercícios.

Ron C Angle (TPL)
Assim como Djokovic, espanhol tenta uma estratégia para melhorar seu rendimento nas quadras
Moro ressaltou que o "calor, caso se acumule nos tecidos corporais, pode chegar a reduzir a potência e o rendimento dos tenistas", lembrando ainda que esses atletas precisam "seguir golpeando a bola com a máxima velocidade depois de três ou quatro horas de jogo".

Nesta temporada, Nadal soma três títulos, incluindo o sexto da carreira em Roland Garros, mas perdeu a liderança do ranking para Djokovic. O sérvio bateu o rival em todas as seis vezes que o enfrentou na temporada e melhorou muito de rendimento desde o fim do ano passado. A evolução coincide com a data em que ele descobriu ser alérgico a glúten, passando a suprimir da dieta alimentos como pão, massa e biscoitos.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

+ Triste, Nadal reconhece méritos de Djokovic e diz que está no caminho certo

+ Nadal lembra 11 de setembro e pede ajuda a Nova York para bater favorito Djokovic

+ Nadal lidera reclamações de jogos em quadras molhadas no US Open: "É um desrespeito contra nós"

+ Juvenil brasileiro tem dia de estrela e bate bola com Nadal no Aberto dos EUA

+ Nadal tranquiliza fãs e treina sem dores após cãibras em entrevista no US Open

+ Tio de Nadal contesta declaração de jornal e nega possível rompimento com sobrinho

ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)

Da redação

Publicado em 20 de Setembro de 2011 às 09:46


Notícias