Jogos Pan-Americanos/2011

Mello é confirmado e deve ser o melhor brasileiro no Pan de Guadalajara

João Zwetsch revela vontade de paulista em participar de torneio em outubro e praticamente descarta Bellucci; Brasil tenta terceiro ouro consecutivo


Ron C Angle (TPL)
Experiente Ricardo Mello deve ser o principal nome do país na disputa do Panamericano de Guadalajara
O brasileiro Ricardo Mello será um dos representantes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, com início previsto para o dia 14 de outubro. O capitão brasileiro da Copa Davis, João Zwetsch, é o responsável por convocar os jogadores para o torneio e confirmou a presença do atual 90º colocado.

"Guadalajara tem uma boa altitude (1.560m), e o Ricardo gosta muito de jogar nessa situação. Além disso, a quadra rápida é a que ele se sente melhor. É um tenista que já está com 30 anos e que começa a pensar no que fazer depois e me falou que se motiva muito com a chance de tentar ganhar uma medalha no Pan", disse Zwetsch, durante o workshop promovido pela CBT no último final de semana, em São Paulo.

Meligeni conquistou o ouro no Pan de Santo Domingo em 2003
No Pan de Guadalajara, além da disputa em simples, serão realizadas competições de duplas e duplas mistas. Cada país pode inscrever três representantes e o campeão ganha preferência na briga por um lugar na Olimpíada de Londres-2012. A ideia de Zwetsch é convocar um trio de especialistas em simples e formar as parcerias a partir deles.

"A busca da medalha é o maior objetivo do Pan-Americano. Em função disso, estamos formatando a equipe desta maneira: vamos ter três chances em simples, uma na dupla e outra, na dupla mista junto com uma das meninas", afirmou o capitão.

Rogério Dutra da Silva, atual 135º do mundo, tem boas chances de participar, o mesmo acontecendo com João Souza, o Feijão, 127º da lista. Zwetsch consultou Thomaz Bellucci, 30º do ranking, e o técnico Larri Passos. A dupla ainda não respondeu oficialmente, mas a chance do principal jogador do Brasil aceitar participar do Pan-Americano é pequena, já que o torneio não oferece pontos na lista da ATP e acontece perto do Masters 1000 de Xangai.

"Para o Thomaz (Bellucci), jogar o Pan hoje é muito complicado pelos objetivos que ele tem, pelo momento que está vivendo na carreira e porque a data do Pan conflita com alguns torneios importantes. A gente tem que respeitar a carreira do jogador. Falei com o pessoal da CBT sobre isso e eles compreenderam", explicou Zwetsch, ex-técnico de Bellucci.

Saretta representou bem o Brasil e conquistou o ouro no Rio de Janeiro, em 2007
Nas duas últimas edições dos Jogos Pan-Americanos, os brasileiros souberam explorar o nível técnico do torneio para garantir a medalha de ouro. Depois de Fernando Meligeni triunfar em Santo Domingo-2003 com direito a vitória sobre o chileno Marcelo Rios na decisão, Flávio Saretta foi campeão no Rio de Janeiro-2007.

"O Pan é um torneio de um nível em que os brasileiros podem ter sucesso. Eu tenho muita esperança no Ricardo. Acho que todos os três brasileiros vão com chance de medalha. O tenista está acostumado com as competições meio solitárias no Circuito e ser reconhecido no seu país em uma competição como o Pan é muito gratificante", falou Zwetsch.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Polêmico, Koellerer faz jus à fama de louco e é banido por envolvimento em escândalo de apostas

Mello visa preparação para Wimbledon e confirma participação no ATP de Hertogenbosch

Sem temer torcida, Baghdatis afirma que jogo contra Nadal "será mais mental"

Com punho dolorido, Del Potro declara: "A vitória é mais importante do que a dor"

Roddick arrisca de "caddie" em exibição e passa vergonha ao jogar golfe

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 6 de Junho de 2011 às 10:14


Notícias